1. Placa portadora do calço em metal A placa portadora é adaptada individualmente às necessidades do respetivo sistema de travagem, em termos de qualidade, resistência e tolerâncias. A sua função é dissipar a temperatura e manter o calço na pinça do travão. Um revestimento em pó protege a placa portadora eficazmente contra corrosão.
2. Cola do calço Colas à base de resina fenólica, especialmente desenvolvidas para o efeito, unem a massa do calço com a placa portadora de forma duradoura e garantem, deste modo, uma elevada resistência ao cisalhamento.
3. Camada intermédia A camada intermédia, também conhecida por Underlayer, tem a função de garantir a aderência entre o material de fricção e a cola. Esta melhora a dureza, o comportamento no que a fissuras diz respeito e as características de conforto do calço de travão.
4. O material de fricção O material de fricção tem de cumprir tarefas exigentes e, por essa razão, é ajustado de forma exata à respetiva área de aplicação.
5. Medidas secundárias Para a eliminação dos ruídos de vibração podem ser aplicadas diferentes medidas de amortecimento (também designadas por medidas secundárias) no calço do travão. Além das chapas de amortecimento/insonorização também são utilizados esmaltes de insonorização especiais ou modificações especiais no material de fricção.
6. Indicador de desgaste Os indicadores de desgaste são dispositivos de controlo que permitem identificar quando é necessário trocar os calços. Os indicadores mecânicos são rebitados na placa portadora. Os indicadores de desgaste eletrónicos são integrados, em forma de sensor, no material de fricção.
7. Identificação A identificação inequívoca de calços de travão homologados é efetuada através de uma marcação na parte traseira da placa portadora. Dessa forma é assegurado que a qualquer instante seja possível identificar quando e onde o calço do travão foi produzido.