Nos sistemas de carregamento de veículos ligeiros de passageiros modernos, o regulador de alternador desempenha um papel crucial. Utilizando reguladores modernos, como o
regulador multifuncional (MFR)
, a gestão da energia na rede de bordo pode ser controlada de forma mais eficiente e precisa. O regulador multifuncional contribui para melhorar a eficiência e a fiabilidade do veículo com as suas capacidades de monitorização da bateria, corte de corrente de repouso, controlo de carga, diagnóstico de erros e apoio à gestão do motor.
Uma evolução consiste nos reguladores que possuem uma interface de barramento de dados LIN para a comunicação. A integração nos sistemas de barramento de dados permite uma regulação de carga ainda mais precisa.
O LIN-Bus (Local Interconnect Network) é um sistema de comunicação serial que foi especialmente desenvolvido para a indústria automóvel. Esta é uma solução fiável e de baixo custo para a comunicação entre vários módulos de comando eletrónicos e sensores no veículo.
O regulador pode comunicar e trocar dados com outros módulos de comando e sistemas do veículo. Com a ajuda de vários valores de sensor, como os do sensor de bateria inteligente (IBS), o módulo de comando supraordenado pode otimizar a regulação de carga para os vários estados de funcionamento.
O sensor de bateria inteligente é conectado diretamente ao terminal do polo negativo da bateria da rede de bordo. Este utiliza também o LIN-Bus para a comunicação e regista continuamente informações sobre o estado atual da bateria. O IBS mede a tensão da bateria, a saída de corrente e a temperatura da bateria. Estes dados podem ser utilizados para determinar o atual estado de carga (State of Charge SOC) e estado de saúde (State of Health SOH) da bateria. Isto assegura o melhor carregamento possível da bateria da rede de bordo.
Por exemplo, a tensão de carga pode ser ajustada à temperatura ambiente, se necessário. A baixas temperaturas, é aumentada para carregar a bateria de forma ideal. A temperaturas elevadas, é reduzida para evitar a sobrecarga da bateria da rede de bordo.
Além disso, o alternador pode ser completamente desligado durante as fases de aceleração, de modo que uma grande parte da energia do motor seja utilizada para a aceleração. Isto reduz o consumo de combustível e proporciona ao condutor uma maior potência do motor, p. ex., para manobras de ultrapassagem.
No modo de desaceleração, a alimentação de combustível é interrompida pelo módulo de comando do motor, o que é conhecido como corte de injeção. Isto significa que não é consumido qualquer combustível. Se o estado de carga da bateria o permitir, a potência do alternador pode ser aumentada ao máximo durante esta fase, de modo que a energia cinética do veículo seja convertida em energia elétrica e a bateria seja carregada sem consumo adicional de combustível.
Neste estado de funcionamento, o aumento da potência do alternador provoca um binário de travagem que atua sobre a engrenagem da cambota através da transmissão por correia. Uma polia com roda livre é instalada no alternador para assegurar que o esforço mecânico não causa quaisquer danos à transmissão por correia durante esta fase. This
roda livre do alternador
reduz a carga sobre os componentes na transmissão por correia através do desacoplamento do alternador.
A ligação LIN do regulador de alternador também simplifica o diagnóstico e a localização de erros. Os erros são detetados de forma independente pelo regulador e armazenados no módulo de comando do motor. Os códigos de erro armazenados podem ser lidos e analisados diretamente para que os erros possam ser detetados e eliminados mais rapidamente na rotina diária da oficina.