Regulação do alternador: funções, diagnóstico e dicas para a oficina

A regulação do alternador moderna é um fator decisivo para a fiabilidade e eficiência de um veículo a motor. Esta permite garantir que a bateria está sempre carregada de forma ideal e que os consumidores elétricos da rede de bordo são alimentados com a energia necessária. Face à complexidade das redes de bordo e a crescente eletrificação, é necessária uma regulação precisa do alternador para otimizar o desempenho, o consumo de combustível e as emissões.

Aviso importante de segurança

As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

1. Funcionamento

O regulador de alternador

O regulador de alternador assegura que a tensão gerada pelo alternador na rede de bordo é mantida a um nível ideal. Isto assegura que a bateria é corretamente carregada de acordo com o tipo de bateria montado no veículo e garante uma alimentação de tensão estável na rede de bordo. Desta forma, evita-se uma sobrecarga da bateria e danos em módulos de comando devido a sobretensão.

A história da regulação de alternadores nos veículos a motor remonta aos primórdios da indústria automóvel, quando eram utilizados reguladores mecânicos simples para a estabilização da tensão. Os reguladores mecânicos já não são utilizados na produção em série, mas ainda estão disponíveis como peças sobresselentes. Com o aumento dos componentes eletrónicos nos veículos, os reguladores mecânicos foram substituídos por reguladores eletrónicos modernos que permitem um controlo mais preciso.

Algumas vantagens dos reguladores eletrónicos:

  • Tempos de comutação curtos permitem tolerâncias de regulação reduzidas.
  • Os reguladores eletrónicos são isentos de manutenção.
  • Podem ser utilizados em vários tipos de alternador, uma vez que os reguladores eletrónicos modernos foram concebidos para correntes de comutação elevadas.
  • Os reguladores eletrónicos são resistentes a impactos, vibrações e influências climáticas. Por conseguinte, são extremamente fiáveis, mesmo em condições extremas.
  • O design compacto permite a montagem direta no alternador.

Os reguladores eletrónicos podem ser divididos em dois modelos: tecnologia híbrida e tecnologia monolítica.

Tecnologia híbrida

Os reguladores híbridos combinam componentes digitais e analógicos, que estão instalados num suporte. Devido ao grande número de componentes, existem mais ligações do que nos reguladores monolíticos, o que pode aumentar a suscetibilidade a erros. Os reguladores híbridos são geralmente maiores e menos compactos do que os reguladores monolíticos e são frequentemente utilizados em alternadores mais antigos ou menos compactos. A eficiência pode ser afetada pelo grande número de ligações e pelos diferentes materiais.

Tecnologia monolítica

Trata-se de uma evolução do regulador híbrido. Os reguladores monolíticos combinam todas as funções num único chip, resultando num design mais compacto. Devido ao número reduzido de ligações, são menos suscetíveis a erros e oferecem maior fiabilidade do que os reguladores híbridos. Os reguladores monolíticos são geralmente mais pequenos e compactos e são utilizados principalmente em alternadores modernos e compactos. A eficiência é aumentada pela integração de todas as funções num único chip e pelo número reduzido de ligações.

2. Variantes

Variantes do regulador de alternador

Em função do espaço de instalação, podem estar instalados no veículo diferentes reguladores de alternador. Em veículos mais antigos ou máquinas de construção com acessibilidade limitada, o regulador é frequentemente instalado separadamente, o que facilita a manutenção e evita sobreaquecimentos.

Em veículos modernos, o espaço disponível desempenha um papel decisivo. Por conseguinte, são frequentemente utilizados reguladores montados diretamente na carcaça do alternador, com a finalidade de poupar espaço e maximizar a eficiência.

  • O regulador encontra-se no alternador (montado): montado diretamente no alternador. A substituição requer normalmente a desmontagem do alternador.
  • O regulador encontra-se fora do alternador (desmontado): encontrado em veículos mais antigos e máquinas de construção. Facilita a manutenção.
  • O regulador encontra-se no alternador (integrado): instalado na carcaça do alternador. Muitas vezes, a substituição só é possível com grande esforço. Em alguns casos, é mais económico optar pela substituição do alternador.
3. Informações interessa

Utilização de reguladores modernos nos sistemas de carregamento de veículos ligeiros de passageiros

Nos sistemas de carregamento de veículos ligeiros de passageiros modernos, o regulador de alternador desempenha um papel crucial. Utilizando reguladores modernos, como o regulador multifuncional (MFR) , a gestão da energia na rede de bordo pode ser controlada de forma mais eficiente e precisa. O regulador multifuncional contribui para melhorar a eficiência e a fiabilidade do veículo com as suas capacidades de monitorização da bateria, corte de corrente de repouso, controlo de carga, diagnóstico de erros e apoio à gestão do motor.

Uma evolução consiste nos reguladores que possuem uma interface de barramento de dados LIN para a comunicação. A integração nos sistemas de barramento de dados permite uma regulação de carga ainda mais precisa.

O LIN-Bus (Local Interconnect Network) é um sistema de comunicação serial que foi especialmente desenvolvido para a indústria automóvel. Esta é uma solução fiável e de baixo custo para a comunicação entre vários módulos de comando eletrónicos e sensores no veículo.

O regulador pode comunicar e trocar dados com outros módulos de comando e sistemas do veículo. Com a ajuda de vários valores de sensor, como os do sensor de bateria inteligente (IBS), o módulo de comando supraordenado pode otimizar a regulação de carga para os vários estados de funcionamento.

O sensor de bateria inteligente é conectado diretamente ao terminal do polo negativo da bateria da rede de bordo. Este utiliza também o LIN-Bus para a comunicação e regista continuamente informações sobre o estado atual da bateria. O IBS mede a tensão da bateria, a saída de corrente e a temperatura da bateria. Estes dados podem ser utilizados para determinar o atual estado de carga (State of Charge SOC) e estado de saúde (State of Health SOH) da bateria. Isto assegura o melhor carregamento possível da bateria da rede de bordo.

Por exemplo, a tensão de carga pode ser ajustada à temperatura ambiente, se necessário. A baixas temperaturas, é aumentada para carregar a bateria de forma ideal. A temperaturas elevadas, é reduzida para evitar a sobrecarga da bateria da rede de bordo.

Além disso, o alternador pode ser completamente desligado durante as fases de aceleração, de modo que uma grande parte da energia do motor seja utilizada para a aceleração. Isto reduz o consumo de combustível e proporciona ao condutor uma maior potência do motor, p. ex., para manobras de ultrapassagem.

No modo de desaceleração, a alimentação de combustível é interrompida pelo módulo de comando do motor, o que é conhecido como corte de injeção. Isto significa que não é consumido qualquer combustível. Se o estado de carga da bateria o permitir, a potência do alternador pode ser aumentada ao máximo durante esta fase, de modo que a energia cinética do veículo seja convertida em energia elétrica e a bateria seja carregada sem consumo adicional de combustível.

Neste estado de funcionamento, o aumento da potência do alternador provoca um binário de travagem que atua sobre a engrenagem da cambota através da transmissão por correia. Uma polia com roda livre é instalada no alternador para assegurar que o esforço mecânico não causa quaisquer danos à transmissão por correia durante esta fase. This roda livre do alternador reduz a carga sobre os componentes na transmissão por correia através do desacoplamento do alternador.

A ligação LIN do regulador de alternador também simplifica o diagnóstico e a localização de erros. Os erros são detetados de forma independente pelo regulador e armazenados no módulo de comando do motor. Os códigos de erro armazenados podem ser lidos e analisados diretamente para que os erros possam ser detetados e eliminados mais rapidamente na rotina diária da oficina.

4. Conselhos práticos

Controlar o alternador: Dicas para a manutenção e o diagnóstico

Antes de iniciar a verificação elétrica do alternador, é necessário verificar previamente alguns pontos relativos aos componentes adjacentes.

A transmissão por correia completa deve ser sujeita a um controlo visual. Segue-se uma lista de pontos a observar:

  • Já são visíveis fissuras nas nervuras da correia trapezoidal estriada ou partes das nervuras estão a soltar-se?
  • São audíveis ruídos de fricção ou estridentes na área das polias tensoras e de desvio durante o funcionamento ou é visível ferrugem?
  • Existe algum dano na superfície das polias ou a polia tensora oscila muito para a frente e para trás durante o funcionamento?

Se se verificar um dos casos supramencionados, o componente afetado tem de ser verificado mais atentamente e, se necessário, substituído. O estado de carga atual da bateria da rede de bordo deve ser verificado. Este pode ser determinado medindo a tensão da bateria nos polos com um voltímetro convencional. Uma boa bateria deve ter um valor de tensão de repouso de 12,4 a 13,2 volts. Se não for esse o caso, a bateria tem de ser carregada e a medição repetida. Se o valores de medição continuar a ser insatisfatório após o carregamento da bateria, esta deve ser verificada com um aparelho de teste de baterias e, se necessário, substituída.

Todas as ligações elétricas no alternador devem ser verificadas quanto à fixação correta. O cabo positivo da bateria no alternador também tem de ser verificado. Este está corretamente fixado e em bom estado? Existe algum dano no isolamento que possa permitir a infiltração de água? Em caso de anomalias, é necessário verificar a queda de tensão. Os cabos de massa também devem ser verificados quanto a danos e corrosão. Em caso de anomalias, também deve ser verificada a queda de tensão.

Aviso:

Para todas as verificações no sistema de arranque e de carregamento, observar os avisos de manutenção e de reparação do respetivo fabricante de veículos!

5. Localização de erros

Verificar o regulador de alternador — Diagnóstico do módulo de comandoRegulação do alternador: Diagnóstico do módulo de comando

1

Ler a memória de erros

Nesta função, é possível consultar e eliminar os códigos de erro guardados. A descrição dos erros contém avisos gerais relativos a possíveis efeitos ou causas, que são úteis para a localização de erros na rotina diária da oficina.

2

Parâmetros

Nesta função, é possível consultar valores de medição atuais, tais como:

  1. Velocidade de rotação do motor
  2. Sinal de carga do alternador
  3. Estado de carga da bateria atual
  4. Tensão da bateria atual.

Esta consulta de parâmetros pode ser utilizada durante o funcionamento para verificar se o alternador está a funcionar corretamente.

3

Tecnologia de medição: verificação LIN-Bus com o osciloscópio

Ao utilizar um aparelho de diagnóstico em combinação com um módulo de tecnologia de medição, o osciloscópio pode ser utilizado na gama de medição de baixa voltagem para verificar o LIN-Bus diretamente no alternador. Se o LIN-Bus não tiver sido interrompido, um protocolo de comunicação é visível no osciloscópio. Se não for visível qualquer protocolo, devem ser verificados os cabos e as conexões de ficha no LIN-Bus.

Para verificar a tensão do alternador, o terminal vermelho (+) foi conectado ao polo positivo da bateria do terminal do alternador e o terminal preto (-) à massa do alternador.

6. Padrões de erro

Análise do conteúdo harmónico: Uma perspetiva do estado do alternador

A verificação do alternador no estado montado é um primeiro passo importante na localização de erros. O alternador produz uma tensão alternada. Apesar da retificação pelos díodos incorporados, permanece uma certa ondulação residual, o chamado conteúdo harmónico. Analisando este conteúdo harmónico com um osciloscópio, podem ser tiradas conclusões sobre o estado do alternador.

A medição de tensão direta no terminal positivo da bateria permite verificar o funcionamento do alternador de forma eficaz e simples. Durante a verificação, o alternador tem de ser carregado através da ativação de consumidores, como, p. ex., funções de luz, aquecimento do vidro traseiro e aquecimento dos bancos. A medição é efetuada a uma velocidade de rotação do motor de cerca de 2500 rpm.

A seguir, são apresentados alguns padrões de erro que podem ser detetados com base no conteúdo harmónico.

7. Sintomas

Os díodos no alternador estão com defeito?: Sintomas e causas

Os sintomas de díodos com defeito no alternador podem incluir uma luz de controlo de carga a brilhar, intensidade luminosa flutuante dos faróis, problemas no arranque devido a uma bateria da rede de bordo descarregada e uma bateria descarregada devido a correntes de repouso.

Uma possível razão para díodos com defeito é o aumento da resistência entre a ligação positiva da bateria no alternador e o polo positivo da bateria. Esta elevada resistência pode ser causada por uma união roscada apertada incorretamente ou por corrosão nas ligações elétricas. Isto resulta num aumento do fluxo de corrente através dos díodos, o que significa que estes sobreaquecem e, em última análise, causam a avaria do alternador.

Um efeito semelhante pode ocorrer se a bateria estiver com defeito e, como consequência, o alternador carregar a bateria na potência máxima. Isto pode resultar no sobreaquecimento do alternador, o que pode danificar os díodos, assim como os enrolamentos e as ligações no interior do alternador.

A troca das ligações elétricas do alternador também pode provocar um defeito nos díodos. A desconexão da bateria com o motor em funcionamento ou durante um auxílio ao arranque também pode resultar numa avaria.

8. Informações interessa

Avisos relativos à substituição da bateria

O tipo de bateria instalado no veículo deve ser observado. Dependendo do fabricante, os chamados sistemas inteligentes de carregamento de veículos ligeiros de passageiros evitam frequentemente carregar a bateria da rede de bordo a 100%, de modo a poderem armazenar energia proveniente da recuperação (recuperação de energia), entre outras coisas. Por esta razão, a tensão de carga do alternador é frequentemente mais baixa nestes sistemas, de modo a permitir uma melhor aceitação de carga por parte da bateria. A bateria da rede de bordo tem de ser substituída com a ajuda de um aparelho de diagnóstico adequado. Sem o registo da substituição da bateria, existe a possibilidade de a nova bateria nunca poder ser carregada na totalidade.

A montagem de um tipo de bateria diferente apenas deve ser efetuada de acordo com as especificações do fabricante. Por exemplo, em sistemas de carregamento como o sistema Smart Charge com uma bateria de liga de cálcio-prata, podem ocorrer tensões de carga de 14,8 V ou, por vezes, até valores mais elevados. Estas tensões de carga elevadas não são adequadas para baterias de chumbo-ácido normais e podem causar danos ou a destruição da bateria. No pior dos casos, pode ocorrer a gaseificação da bateria, o que aumenta o perigo de explosão.

9. Avisos de montagem

Substituir o regulador de alternador: Avisos de montagem importantes

Para a substituição de um regulador de alternador, devem ser observados os seguintes pontos:

  • Desligar a ignição
  • Desconectar o cabo negativo da bateria
  • Desconectar o cabo de ligação do alternador ou do regulador. Se necessário, marcar a ligação do cabo com a designação do terminal.
  • Desmontar o regulador antigo e comparar com o regulador novo. Verificar a ficha de conexão e as designações dos terminais. (ver tabela)
  • Verificar o estado do alternador. Verificar os anéis coletores e, se necessário, substituir.
  • Montar o novo regulador
  • Conectar a bateria e verificar o funcionamento do alternador

Durante a montagem, assegurar sempre o contacto seguro dos terminais de conexão e dos cabos. Evitar inclinar as escovas de carvão. No caso de alguns tipos de regulador, as escovas de carvão são fixadas com um auxílio de montagem para evitar danos. Este pino tem de ser removido após a montagem do regulador.

Aviso!

Observar sempre os avisos de manutenção e de reparação do respetivo fabricante de veículos!

As diferentes opções de diagnóstico foram apresentadas, a título de exemplo, com base no mega macs X em combinação com o módulo de tecnologia de medição MT-HV as examples. A profundidade de verificação e a diversidade de funções podem variar consoante o fabricante de veículos e dependem da configuração do sistema do módulo de comando.

Apresentações esquemáticas, figuras e descrições têm a finalidade de facilitar a compreensão e exemplificação e não podem ser utilizadas como base para a reparação de veículos específicos.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada
5
4
3
2
1
Muito útil
Sucesso

Wrong Captcha

Wrong Captcha

Erro

Algo correu mal

Localizador de peças sobressalentes
Número da matrícula Identificação manual do veículo OE-no.

Insira o número da matrícula do seu veículo no campo de entrada. Encontrará o número da matrícula no documento de registo do veículo.

Erro

Infelizmente, o seu veículo não foi encontrado. Certifique-se de que os dados introduzidos estão corretos ou tente novamente.

Principais fabricantes
Outros fabricantes
Série de veículos Voltar
Veículo Voltar

Insira o número OE no campo de entrada. Normalmente, encontrará o número OE na própria peça sobressalente ou nos documentos do veículo.

Localizador de peças sobressalentes
Identificação simples do veículo com matrícula Determine também as peças sobressalentes com números OE Informações detalhadas sobre o produto Encontre grossistas perto de si
dummy
Processing Selected Car

Escolher categoria:
Voltar
dummy
Partilhar
Enviar por Copiar link
URL copiado para o clipboard!
Número do item
Number
O número foi copiado para a sua área de transferência!
Pesquisar na web Instruções de montagem
Mais detalhes
Nome do produto Valor
Menos detalhes

O seu revendedor
Autoteile Krammer GmbH
dummy
Lechstraße 1-3
68199 Mannheim
Mostrar mapa

Mais informações técnicas

Bomba de direção hidráulica
Conhecimentos básicos
Bomba de direção hidráulica — Avisos de reparação
Bombas hidráulicas de direção: estrutura, função e causas comuns de falha - incluindo dicas para teste e reparação.
Tempo de leitura: 5 minutos
Codificar a chave do veículo e trocar a bateria
Conhecimentos básicos
Codificar a chave do veículo e trocar a bateria
Como funciona uma chave de controlo remoto? Tudo sobre a estrutura, codificação e programação, explicado usando o exemplo de um VW Golf 5.
Tempo de leitura: 5 minutos
Controlar a bomba de vácuo elétrica
Conhecimentos básicos
Controlar a bomba de vácuo elétrica e detecção de erros
Dicas sobre todos os aspetos das bombas de vácuo elétricas - desde testes e diagnósticos até instruções de remoção e instalação, complementadas por vídeos.
Tempo de leitura: 8 minutos
Recirculação dos gases de escape
Conhecimentos básicos
Recirculação dos gases de escape — Válvula EGR
Tudo sobre o sistema de recirculação de gases de escape: causas de válvulas EGR defeituosas, sua inspeção e substituição – conhecimentos para a oficina automóvel.
Tempo de leitura: 13 minutos
Reservatório de carvão ativado
Conhecimentos básicos
Reservatório de carvão ativado — Funcionamento e detecção de erros
Tudo sobre o recipiente de carvão ativado: como funciona, sintomas típicos de avaria e causas em caso de avaria – incluindo dicas para oficinas.
Tempo de leitura: 3 minutos
Sistema de airbag
Conhecimentos básicos
Sistema de airbag — Estrutura e funcionamento
Uma visão geral do sistema de airbag: Design, modo de funcionamento e dicas de diagnóstico para uma reparação e manutenção seguras.
Tempo de leitura: 16 minutos
Sensor do pedal do acelerador
Conhecimentos básicos
Sensor do pedal do acelerador – Funcionamento, estrutura e detecção de erros
Dicas importantes para verificar o sensor do pedal do acelerador e corrigir defeitos – conhecimentos práticos para a sua oficina.
Tempo de leitura: 3 minutos
Tire pressure monitoring system tpms
Conhecimentos básicos
TPMS – tyre pressure monitoring system
Overview of direct and indirect tire pressure monitoring systems (TPMS) - everything you need to know for the vehicle workshop.
Tempo de leitura: 9 minutos
Avaliação de problemas no alternador
Conhecimentos básicos
Avaliação de problemas no alternador
Como diagnosticar danos no alternador: desde corrosão e curtos-circuitos até danos nos rolamentos.
Tempo de leitura: 1 minuto
Sensor de NOx – Mercedes Benz
Conhecimentos básicos
Sensor de NOx – Mercedes Benz
Se for diagnosticada uma falha no sensor de NOx durante a resolução de problemas num sistema de purificação de gases de escape, isso pode representar um pequeno desafio para uma oficina.
Tempo de leitura: 7 minutos

Ótimo! Só mais um passo

Subscrição bem-sucedida

Aceda à sua caixa de entrada e confirme o seu endereço de e-mail para não perder as nossas atualizações!

Aguarde novos vídeos técnicos, conselhos sobre reparação automóvel, formação, dicas úteis de diagnóstico, campanhas de marketing e muito mais... diretamente na sua caixa de entrada, a cada duas semanas!