Como funciona o Keyless Go no carro e como encontrar erros
Graças aos grandes avanços realizados na eletrônica de veículos, cada vez mais os sistemas de conforto estão entrando nos modernos veículos motorizados. Nessa página, você poderá consultar a forma como o sistema de acesso Keyless Go funciona e quais os circuitos de segurança que estão projetados para evitar uma operação errada. Além disso, você encontrará dicas valiosas para a detecção de erros em caso de falhas na área desse sistema de conforto.
Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.
Sistema keyless entry go
Estrutura do transmissor de ID
O transmissor de ID é composto por uma carcaça à prova de respingos, a qual suporta a eletrônica, antenas e teclados.. No lado superior, estão integrados os teclados para o acionamento ativo das funções (p. ex., destravamento, travamento, tampa do porta-malas, botão de pânico). Além disso, existe uma pequena luz de controle LED que brilha, p. ex., quando um botão é acionado. Uma antena LF 3D e um pré-selecionador LF IC com microcontrolador integrado permitem medir com precisão as intensidades de campo recebidas em todas as três direções espaciais. Isso permite distinguir com precisão entre o compartimento interno e externo do veículo. A antena para a recepção UHF está integrada na placa de circuito impresso.
O transmissor de ID também possui uma monitoração da bateria. Se o estado da bateria atingir um valor crítico, é exibida uma mensagem de alerta no display do veículo. Também a pequena luz de controle LED deixa de brilhar em caso de acionamento de um botão, se a bateria tiver que se substituída. Para preservar a bateria, algoritmos inteligentes de despertar asseguram que o transmissor de ID não é "despertado" desnecessariamente (por outros sistemas transmissores de rádio, etc.). Com a ajuda de um contador de dias integrado, é possível definir um transmissor de ID não usado (p. ex., a chave reserva) para um "modo Power Down". Assim, a bateria ainda tem capacidade suficiente, mesmo após um longo período de tempo.
Comunicação por radiofrequência
Para realizar uma função no veículo, é controlado se o usuário do veículo possui um transmissor de ID autorizado. O módulo de comando envia um sinal, acionado pelo interruptor de proximidade capacitivo na maçaneta da porta, para o transmissor de ID e recebe uma resposta dele em uma frequência UHF (433 MHz ou 315 MHz). No sinal transmitido pelo veículo através das antenas LF na frequência portadora de 125 kHz, não só pode ocorrer uma transmissão de dados para o transmissor de ID, como serve também para localizar exclusivamente o transmissor de ID.
Desse modo, pode ser determinado com alta precisão se ele está dentro ou fora do veículo. Essa determinação da posição tem que ser muito precisa para que o módulo de comando possa determinar se um transmissor de identificação autorizado se encontra no compartimento interno do veículo e se a liberação para a partida pode ser dada ou se um transmissor de identificação no compartimento interno do veículo tem que ser desativado após o travamento (se o veículo for travado pelo lado de fora por um segundo transmissor de identificação autorizado).
Função keyless go
Importante
Se a bateria no transmissor de ID estiver vazia, o veículo +G48 não pode mais ser ligado com o interruptor de ignição. Nesse caso, é necessário retirar o interruptor de ignição e, em vez disso, inserir o transmissor de ID na trava de ignição. O transmissor de ID contém uma unidade de transponder independente de bateria, alimentada externamente, para desativar o bloqueio de partida, que somente funciona na trava de ignição e, desse modo, também permite a partida do motor nessa situação.
Aviso relativo à trava do volante eletrônica
Assim que o transmissor de ID é retirado da trava de ignição, a trava do volante eletrônica trava. Uma vez que o interruptor de ignição pode permanecer na trava de ignição, a trava do volante eletrônica trava somente quando não existe nenhum transmissor de ID autorizado no compartimento interno.
Abertura e travamento do porta-malas
O porta-malas pode ser aberto e fechado sem destravar todo o veículo. Se existir um transmissor de ID autorizado na área efetiva da antena traseira, o porta-malas pode ser aberto acionando o destravamento da tampa traseira (pressionando o emblema da VW). Se o porta-malas for travado novamente e o transmissor de ID autorizado estiver localizado na área de recepção fora do veículo, o porta-malas é travado automaticamente, de novo.
Circuitos de segurança do sistema passive entry go
Transmissor de ID no compartimento interno
Se o transmissor de ID estiver localizado no compartimento interno, o veículo não pode ser travado do exterior em simultâneo. Isso evita que o transmissor de ID fique trancado no compartimento interno do veículo.
Transmissor de ID no porta-malas
Se houver uma tentativa de trancar inconscientemente o transmissor de ID autorizado no porta-malas, com as portas do veículo já travadas, isso não é possível. Se o transmissor de ID for detectado nessa situação no porta-malas, esse último é novamente aberto de forma automática.
Desativação dos sensores de proximidade nas maçanetas das portas
Se, por exemplo, o veículo estiver estacionado e travado muito perto de uma sebe, é possível que folhas/ramos, entre outros, ativem várias vezes o sensor de proximidade na maçaneta da porta. Essa tenta então encontrar um transmissor de ID autorizado. Para preservar a bateria, o sensor de proximidade é desativado por 30 minutos durante essa ativação excessivamente frequente. Se esse problema ocorrer na porta do motorista, somente o sensor na porta do motorista é desativado. Se estiverem afetadas as portas traseiras ou a porta do acompanhante, essas também são desativadas em conjunto. Os sensores são reativados quando o veículo ou o porta-malas forem abertos por um sensor ativo ou quando o botão do controle remoto é destravado.
Keyless go — erros e dianósticos
Até que ponto este artigo é útil para si?
Sucesso
Sucesso
Sucesso
Sucesso
Error
Por favor, diga-nos o que não gostou.
Obrigado pelo seu feedback!
Wrong Captcha
Algo correu mal
Também poderá estar interessado em





