Bomba de direção hidráulica: Funcionamento e avisos de reparação

A bomba produz a pressão hidráulica necessária para a direção assistida, a fim de permitir uma condução mais fácil e mais confortável do veículo. Com o motor a trabalhar e com o volante na posição "em frente", a bomba assegura continuamente a circulação de óleo hidráulico pela direção e de volta para o reservatório de compensação.

Aviso importante de segurança

As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

1. Informações interessantes

Construção e funcionamento

A bomba de direção hidráulica ( Figura 1 ), também designada por servobomba, bomba de direção assistida ou bomba hidráulica, é acionada por uma correia trapezoidal do motor do veículo. A bomba produz a pressão hidráulica necessária para a direção assistida, a fim de permitir uma condução mais fácil e mais confortável do veículo. Com o motor a trabalhar e com o volante na posição "em frente", a bomba assegura continuamente a circulação de óleo hidráulico pela direção e de volta para o reservatório de compensação. Quando o volante é virado, o caudal volúmico é encaminhado para a área de trabalho da direção assistida, aumentando a pressão no sistema. Com o volante completamente virado para um dos lados, o retorno do óleo é bloqueado e é atingida a pressão máxima do sistema para a assistência à direção. Em alguns casos, esta assistência à direção é também percetível pelo condutor, através de um ruído sibilante durante as manobras.

O modo de funcionamento da bomba de direção baseia-se no princípio de compressão rotativa por palhetas múltiplas. A bomba de distribuição rotativa, também designada por bomba de palhetas ( Figura 2 ), é uma bomba volumétrica, especialmente concebida para tarefas de sucção e de compressão. A bomba está equipada com um rotor, numa posição descentralizada em relação à câmara da bomba. Neste rotor podem estar incorporadas uma ou várias palhetas (pás) rotativas. A transmissão por correia coloca em funcionamento o veio da bomba e consequentemente o rotor. As palhetas rotativas são pressionadas pela força centrífuga e pelo aumento da pressão contra a parede interna da câmara da bomba, vedando assim as células. Assim, o óleo hidráulico é impulsionado do lado de sucção para o lado de compressão, através das duas palhetas rotativas localizadas na parede interna e pelas células de ar formadas pelas mesmas. Esta modificação do volume das células produz um vácuo, com o efeito de o óleo do reservatório de compensação ser aspirado através do sistema de tubagens hidráulicas (do sistema de direção) pela servobomba. O caudal volúmico da bomba aumenta proporcionalmente à velocidade de rotação do motor. Para reduzir a assistência à direção, a uma velocidade elevada de condução ou da própria bomba, o caudal volúmico é regulado por uma válvula reguladora do caudal.

Posição de montagem no veículo
Na maioria dos casos, a bomba de direção é instalada diretamente na lateral do motor ( Figura 3 ). Consoante o conceito de correia de transmissão, a bomba pode ser acionada mecanicamente com uma correia de transmissão separada ou através da correia da unidade.

2. Diagnóstico

Causas de avaria e sintomas

Uma avaria na bomba hidráulica pode manifestar-se da seguinte forma:

  • Direção dura
  • Ruídos da bomba a ranger, a moer ou a chiar
  • Fuga de óleo na carcaça da bomba
  • Formação de espuma no reservatório de compensação


As causas seguintes podem ser responsáveis por uma avaria da bomba:

  • Danos mecânicos externos na transmissão ou na carcaça
  • Danos internos devido a sujidade ou abrasão metálica no sistema de direção
  • Lubrificação insuficiente devido a fugas no sistema de direção — a bomba trabalhou a seco
  • Sobrecarga térmica devido a óleo hidráulico velho ou inadequado
3. Dicas para a oficina

Verificação e reparação

No âmbito da localização de erros de bombas de direção mecânicas deve-se sempre primeiro verificar a correia trapezoidal. Em muitos casos, uma correia trapezoidal defeituosa ou com tensão insuficiente pode ser a causa de falhas na direção assistida. Em seguida, deve-se verificar o estado e o nível do óleo hidráulico e, se necessário, adicionar ou substituir o óleo de acordo com as instruções do fabricante. A cor do óleo também pode fornecer algumas pistas. Consoante as especificações do fabricante do veículo, o óleo deve ter uma cor âmbar ou avermelhada/rosa. Uma coloração acastanhada ou já preta é indício de uma forte contaminação devido a abrasão no sistema de direção. Neste caso, o sistema deve ser verificado e os componentes danificados devem ser substituídos.

Avisos de reparação

No caso de uma reparação recomendamos o seguinte procedimento:

Avisos de desmontagem:

  • Aspirar o óleo da direção assistida do reservatório e eliminar adequadamente.
  • Retirar a correia de transmissão da polia da bomba.
  • Desmontar a tubagem de alimentação hidráulica e a tubagem de alta pressão da bomba. Recolher e eliminar as fugas de óleo. Eliminar os vedantes desmontados das tubagens de ligação.
  • Desmontar a bomba de direção, desaparafusando os parafusos de fixação da bomba.
  • Verificar as tubagens hidráulicas relativamente ao estado e a possíveis danos e substituir, se necessário.
  • O sistema de direção hidráulico tem de ser controlado relativamente a sujidade e, se necessário, deve ser limpo, antes de proceder à montagem da bomba! Substituir o filtro do sistema.

Antes de instalar a nova bomba, deve-se comparar a bomba antiga com a nova. Se necessário, os componentes necessários, como a polia, devem ser transferidos da bomba antiga para a nova.

A montagem da nova bomba deve ser realizada na ordem inversa.

Avisos de montagem

  • Limpar a superfície do flange da bomba e a superfície de montagem no motor.
  • Instalar a bomba de direção hidráulica de acordo com as instruções de reparação do fabricante do veículo. Ter atenção aos binários de aperto dos parafusos!
  • Retirar todos os bujões de óleo e limpar as superfícies, na zona dos pontos de ligação das tubagens hidráulicas, com um produto de limpeza adequado.
  • Conectar as tubagens hidráulicas à bomba. Utilizar novos elementos de vedação para este efeito!
  • Instalar a correia de transmissão e esticar de acordo com as especificações do fabricante.
  • Encher o reservatório com fluido hidráulico novo (recomendado pelo fabricante do veículo) até à marca.
  • Ligar o motor e deixar a trabalhar ao ralenti.
  • Rodar várias vezes lentamente o volante da esquerda para a direita.
  • Adicionar fluido hidráulico até que seja visível fluido limpo e sem bolhas de ar no reservatório, proveniente da tubagem de retorno.
  • Verificar se o nível de óleo no reservatório coincide com a linha de marcação e, em seguida, voltar a colocar a tampa de fecho.
  • Realizar uma prova de estrada e verificar se o sistema de direção está a funcionar corretamente.

Após a montagem da bomba, é necessário reencher o sistema de direção hidráulico, purgar o ar e controlar a estanqueidade! Utilizar apenas óleos para direção assistida novos e devidamente especificados pelo fabricante do veículo!

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada
5
4
3
2
1
Muito útil
Sucesso

Wrong Captcha

Wrong Captcha

Erro

Algo correu mal

Localizador de peças sobressalentes
Número da matrícula Identificação manual do veículo OE-no.

Insira o número da matrícula do seu veículo no campo de entrada. Encontrará o número da matrícula no documento de registo do veículo.

Erro

Infelizmente, o seu veículo não foi encontrado. Certifique-se de que os dados introduzidos estão corretos ou tente novamente.

Principais fabricantes
Outros fabricantes
Série de veículos Voltar
Veículo Voltar

Insira o número OE no campo de entrada. Normalmente, encontrará o número OE na própria peça sobressalente ou nos documentos do veículo.

Localizador de peças sobressalentes
Identificação simples do veículo com matrícula Determine também as peças sobressalentes com números OE Informações detalhadas sobre o produto Encontre grossistas perto de si
dummy
Processing Selected Car
Fabricante
Modelo
Veículo
Potência [CV/kW]
Cilindrada [ccm]
Tipo de combustível
Ano de fabrico
Código do motor

Escolher categoria:
Voltar
dummy
Partilhar
Enviar por Copiar link
URL copiado para o clipboard!
Número do item
Number
O número foi copiado para a sua área de transferência!
Pesquisar na web Instruções de montagem
Mais detalhes
Nome do produto Valor
Menos detalhes

O seu revendedor
Autoteile Krammer GmbH
dummy
Lechstraße 1-3
68199 Mannheim
Mostrar mapa

Também poderá estar interessado em

nitrogen oxide sensor nox sensor
Conhecimentos básicos
NOx sensor - troubleshooting and repair instructions
Everything about the NOx sensor: how it works, typical causes of failure, symptoms and fault diagnosis with the control unit.
Tempo de leitura: 9 minutos
Conhecimentos básicos
Mobilidade elétrica no dia a dia da oficina: tecnologia e requisitos
A mobilidade elétrica está a mudar os processos nas oficinas: saiba como as oficinas trabalham com sistemas de alta voltagem, novos processos de diagnóstico e qualificação específica
Tempo de leitura: 19 minutos
Sensor da árvore de comando de válvulas
Conhecimentos básicos
Sensor da árvore de comando de válvulas - Funcionamento e detecção de erros
Saiba tudo sobre o funcionamento e o teste do sensor da árvore de comando, bem como os possíveis sintomas de uma avaria.
Tempo de leitura: 3 minutos
Controlar o medidor de massa de ar
Conhecimentos básicos
Controlar o medidor de massa de ar - Sintomas e detecção de erros
Aprenda a verificar um sensor de fluxo de ar em massa, a reconhecer sensores defeituosos e a substituí-los profissionalmente.
Tempo de leitura: 3 minutos
Idle speed controllers / idle speed actuators
Conhecimentos básicos
Regulador da marcha lenta / posicionador da marcha lenta - Funcionamento e controle
Tudo para testar e resolver problemas com reguladores de rotação em marcha lenta: Funcionamento, sintomas típicos e instruções de reparação para a sua oficina.
Tempo de leitura: 3 minutos
Controlar a sonda lambda
Conhecimentos básicos
Controlar a sonda lambda - Defeito, sintomas, substituição
Descubra como verificar e medir sensores lambda - com instruções passo a passo para o diagnóstico de falhas.
Tempo de leitura: 16 minutos
Controlar o sensor da temperatura do líquido de arrefecimento
Conhecimentos básicos
Controlar o sensor da temperatura do líquido de arrefecimento - Detecção de erros
Instruções para testar o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento com um multímetro - diagnóstico e reparação para a sua oficina.
Tempo de leitura: 3 minutos
Sensor de detonação
Conhecimentos básicos
Sensor de detonação - Funcionamento e detecção de erros
Descubra como verificar se o sensor de deteção de falhas está a funcionar corretamente e como corrigir possíveis sintomas de avaria.
Tempo de leitura: 3 minutos
Sensor do pedal do acelerador
Conhecimentos básicos
Sensor do pedal do acelerador – Funcionamento, estrutura e detecção de erros
Dicas importantes para verificar o sensor do pedal do acelerador e corrigir defeitos – conhecimentos práticos para a sua oficina.
Tempo de leitura: 3 minutos
Bico de injeção
Conhecimentos básicos
Bico de injeção / Válvula de injeção – Funcionamento e controle
Descubra como diagnosticar um bico injetor defeituoso e substituí-lo na oficina.
Tempo de leitura: 6 minutos

Ótimo! Só mais um passo

Subscrição bem-sucedida

Aceda à sua caixa de entrada e confirme o seu endereço de e-mail para não perder as nossas atualizações!

Aguarde novos vídeos técnicos, conselhos sobre reparação automóvel, formação, dicas úteis de diagnóstico, campanhas de marketing e muito mais... diretamente na sua caixa de entrada, a cada duas semanas!