Turbocompressor com defeito: por que razão pode um FPD ser a causa?
A substituição de turbocompressores com defeito faz parte do dia a dia de qualquer oficina. Uma das causas dos danos pode ser um filtro de partículas diesel entupido.
Pode haver muitas razões para um turbocompressor estar com defeito. Muitas vezes, o problema não reside no compressor em si, mas sim em falhas de funcionamento ou defeitos na periferia. A idade e a quilometragem também não determinam necessariamente a vida útil de um turbocompressor. Apresentamos um exemplo interessante.
O tipo de danos: de um turbocompressor danificado a um turbocompressor com defeito
A causa: filtro de partículas diesel entupido
“No caso em questão, a causa foi um deslocamento axial do veio do rotor devido a uma contrapressão excessiva dos gases de escape. A sobrepressão foi causada por um FPD entupido”, relata Kotte. Muitas pessoas não sabem que uma contrapressão de 0,3 bar pode ser suficiente para deslocar o veio do rotor do turbocompressor. Isto faz com que a anilha de encosto do rolamento axial fique sobrecarregada e desgastada, e a folga entre a carcaça do compressor e o rotor do compressor é reduzida até o rotor entrar em contacto com a carcaça. O efeito de travagem brusco pode mesmo provocar a rutura do veio da turbina. Se a contrapressão dos gases de escape aumentar, o FPD tem de ser limpo ou substituído. A simples substituição do turbocompressor não resolve o problema.
A deteção do erro
Conhecimentos técnicos abrangentes
De facto, deve ter-se em consideração que podem existir inúmeras causas para um turbocompressor com defeito. Por exemplo, problemas com a purga do ar do motor, o sistema de sensores ou as linhas de comando podem estar na origem de danos. O óleo de motor contaminado ou demasiado velho também é uma possibilidade. “Os turbocompressores estão integrados na periferia, no sistema de admissão e no sistema de gás de escape, sendo que o componente é influenciado por inúmeros fatores. Por isso, é necessário ter os conhecimentos adequados para descobrir a causa dos danos”, diz Kotte.