Alta voltagem na oficina: está preparado?
Quantos carros elétricos existem na Alemanha
De acordo com a Autoridade Federal de Transportes Motorizados (Kraftfahrtbundesamt - KBA), 44,2% de todos os novos veículos ligeiros de passageiros matriculados na Alemanha, entre Janeiro e Julho de 2022, estavam equipados com unidades de propulsão alternativas (veículo elétrico a bateria, híbrido, híbrido plug-in, célula de combustível, gás e hidrogénio). Em comparação com o período homólogo do ano anterior, a percentagem de veículos com sistemas de propulsão alternativos aumentou impressionantes 13%. Cerca de um quarto de todos os novos veículos matriculados, ou seja, 24,9% (+10,2%) foram veículos com propulsão elétrica (veículo elétrico a bateria), plug-in e célula de combustível. Os veículos ligeiros de passageiros a bateria atingiram uma quota de novas matrículas de 13,6% no período abrangido pelo relatório, ou seja, um aumento de 27,1%. Analisando os números em toda a Europa, no segundo trimestre de 2022, as vendas de veículos elétricos a bateria continuaram a crescer, representando 9,9% do total de matrículas de veículos ligeiros de passageiros novos.
Formação em alta voltagem no setor automóvel: qualificações essenciais
Desconexão elétrica do veículo de alta voltagem: conhecimentos práticos
Além dos conhecimentos técnicos básicos e das qualificações, são essenciais conhecimentos práticos para trabalhar em veículos de alta voltagem. Um tema central é, por exemplo, o procedimento para a desconexão do sistema de alta voltagem. Neste contexto, não só são relevantes as “Cinco regras de segurança”, mas também o conhecimento das diferentes especificações dos diversos fabricantes, bem como soluções especiais. Apenas com o cumprimento das especificações dos fabricantes é possível desconectar (Service-Disconnect) em segurança o sistema de alta voltagem.
As cinco regras de segurança para trabalhar em veículos de alta voltagem
Working on high-voltage vehicles
Potential danger
During repair or service work in the workshop, live parts being touched by the mechatronics technician can never be completely ruled out. This particularly applies to vehicles that have been in accidents. Inattention or the wrong move on high-voltage vehicles (from 60 V DC or 30 V AC) can quickly have dangerous consequences for health. Thus, as few as 50 volts are sufficient to cause a life-threatening current of 50 mA (milliamperes) to flow. The danger depends on the holding time and the individual physiology of the mechatronics technician, and the human body resistance, which is approximately between 700 and 1,000 ohms. This makes it all the more important to observe the safety precautions during service and repair work (accident prevention regulations BGV/GUV-V A1, A3). The car manufacturers' specifications must be strictly observed.
High-voltage workshop equipment
Appropriate tools are also prescribed for work on high-voltage vehicles. Therefore, the specifications of the DIN standards VDE 0105-100, DIN 0100-10 apply. VDE-tested tools that guarantee insulation protection up to 1,000 V are required. All hand tools, including torque wrenches or ring spanners, must be individually tested according to IEC 60900 based on their insulation. A suitable voltage tester (according to DIN VDE 0682-401) or the measuring equipment approved by the relevant vehicle manufacturer is required to determine that there is no voltage present. And, what's more, numerous tool manufacturers offer complete tool trolleys with the relevant HV tools. In addition, there is appropriate protective equipment consisting of insulating gloves, insulating mat and eye protection.
It is also essential that the workplace is secured and that the car is specifically marked as a high-voltage vehicle using a 'cone'. It is best to define a fixed workplace that you can secure with barrier posts, including straps or scissor barriers if necessary. This way, the required equipment can also be placed within easy reach, and attention is not drawn away by having to look for tools unnecessarily. A standing desk, including a computer on which you can retrieve information relevant to the vehicle, completes the workshop equipment. Installing a wall box on the workshop premises also makes sense. This way you can offer your customers the 'full' service.
High-voltage components of electric cars
Electric vehicle thermal management
Para o aquecimento do habitáculo nos meses de inverno são utilizados aquecedores de ar ou de água PTC de alta voltagem, que em muitos casos são auxiliados por uma bomba de calor. Além disso, hoje em dia, é adicionalmente aproveitado o calor residual dos motores elétricos e das baterias. Em última análise, o objetivo principal é proteger ao máximo as baterias de alta voltagem, de modo a não afetar negativamente a autonomia dos veículos.
Todos estes sistemas requerem manutenção e, neste contexto, o líquido de refrigeração correto também desempenha um papel. "A manutenção periódica do sistema de gestão térmica será, no futuro, o que é hoje a mudança periódica do óleo", afirma o perito Andreas Lamm num artigo técnico no portal da indústria em .
Porque é que um carro elétrico tem uma bateria de 12 Volts?
A bateria clássica de 12 Volts desempenha um papel importante nos veículos elétricos. Esta fornece a energia necessária ao sistema de baixa tensão do veículo e assegura o funcionamento perfeito, por exemplo, do fecho centralizado, da iluminação do habitáculo, do computador de bordo e, principalmente, dos módulos de comando. Outros componentes que necessitam da bateria de 12 Volts são também os limpa para-brisas, a iluminação e a direção assistida. Em última análise, serve de apoio de segurança para manter funções de segurança essenciais no veículo elétrico, em caso de falha da bateria de alta voltagem. E, a propósito: os veículos elétricos não são equipados com um alternador, já que o carregamento da bateria de 12 Volts é assegurado por um conversor DC/DC.
Veículos de alta voltagem na sua oficina: dê ênfase à comunicação
Também trabalha em veículos elétricos?
Quando os seus clientes acorrem à sua oficina para uma revisão de rotina ou uma reparação, eles sabem que podem confiar em si enquanto profissional. Nessas circunstâncias, frequentemente não se coloca a questão do tipo de modelo, motorização e da versão do automóvel em questão. Mas os seus serviços também incluem veículos elétricos? De facto, muitas oficinas independentes têm de melhorar a sua comunicação — muitos clientes não sabem que também trabalham em veículos elétricos.
Perspetivas interessantes
Dar o salto para o segmento dos veículos elétricos de alta voltagem é, de facto e acima de tudo, uma decisão empresarial. Com uma decisão favorável abrem-se as portas a um novo negócio, com um potencial de crescimento seguro e garantido. Por sua vez, uma tomada de decisão a favor do segmento dos veículos elétricos está inabalavelmente ligada à qualificação dos colaboradores, no investimento em novos equipamentos de oficina e na disposição de se submeter a uma inspeção externa independente. Em última análise, é também uma declaração de confiança dirigida aos próprios colaboradores: "Estamos atentos às novas tecnologias, olhamos em frente e garantimos postos de trabalho no futuro". Contudo, tal compromisso só compensa se os clientes da oficina forem devidamente informados.
É aqui que a comunicação entra em jogo!
Na fatura, no orçamento, através do envio de publicidade aos clientes, no cartão de visita — tudo em papel. Atualize agora as suas ferramentas de comunicação clássicas para comunicar a sua mensagem "empolgante". Naturalmente, isso aplica-se também a outros meios de publicidade e especialmente à sua presença na Internet. De acordo com o último relatório DAT, 17% dos potenciais clientes de oficinas pesquisaram primeiro na Internet um potencial prestador de serviços, quando procuravam uma oficina para um serviço de revisão ou de reparação. Resumindo: quanto mais ampla e diversa for a comunicação, mais rapidamente será encontrado. Uma comunicação autêntica e aberta, seja através de pequenas histórias nas redes sociais ou um vídeo feito por si, expondo o lema "Também trabalhamos em veículos elétricos", gera simpatia e credibilidade e conecta-o definitivamente a novos clientes!