Audi A6 — A luz de controlo do gás de escape está ativada | HELLA
Audi
A6
Ano de fabrico: 1998 até 2003
1.9 TDI com turbocompressor VTG
A luz de controlo do gás de escape está ativada,
potência insuficiente do motor.
Se a potência do motor destes veículos for insuficiente e a luz de controlo do gás de escape acender, pode também ser registado o seguinte código de erro.
P1550, equivalente a um desvio de regulação da pressão de sobrealimentação.
P1556, “ “ com valor-limite de regulação da pressão de sobrealimentação não alcançado.
P1557, “ “ com valor-limite de regulação da pressão de sobrealimentação excedido.
Como análise preliminar, verificar a válvula de pressão de sobrealimentação do turbocompressor e a tubagem de vácuo.
Como outra possibilidade, a corrosão no tirante de regulação do turbocompressor VTG (Variable Turbine Geometry) pode causar problemas. A corrosão pode fazer com que o tirante encrave esporadicamente ou fique completamente preso, de modo que a posição das pás de distribuição variáveis não seja ajustada à situação de carga, ou seja ajustada apenas com um atraso. Se uma inspeção visual mostrar que o tirante de regulação está significativamente corroído, deve ser realizado um teste dos atuadores com o mega macs. O tirante tem de mover-se “sem solavancos/em funcionamento livre” em toda a sua área de trabalho, de batente a batente.
Existe a possibilidade de tornar o tirante funcional com agente desoxidante e um tratamento posterior com massa lubrificante em spray. Em casos difíceis, tem de ser substituído o turbocompressor completo. Para isso, observar os avisos de montagem e desmontagem do fabricante do veículo.