A HELLA dispõe de uma gama completa de radiadores de refrigeração do motor para veículos de passageiros, veículos comerciais ligeiros e veículos comerciais, concebidos para manter a temperatura ideal do motor e garantir um desempenho eficiente do veículo. Estes radiadores são componentes essenciais que dissipam o calor do líquido refrigerante do motor, evitando o sobreaquecimento e mantendo uma operação consistente do motor.
Ao escolher os radiadores HELLA, os clientes investem em produtos que combinam qualidade, fiabilidade e desempenho, apoiados por uma vasta experiência em gestão térmica automóvel. Isto assegura um funcionamento eficiente dos veículos, com um risco reduzido de sobreaquecimento do motor e uma maior vida útil.
Resistência a danos: O ângulo de dobragem das alhetas aumenta a capacidade de resistência às pedras e à areia durante a condução, reduzindo os danos causados pelo impacto e aumentando o tempo de dissipação térmica.
Gama completa: Com uma seleção diversificada, a HELLA fornece radiadores adequados a uma vasta gama de tipos de veículos, desde pequenos veículos de passageiros a veículos comerciais.
Absorção de calor: Num veículo, quando o motor trabalha, gera calor. Este calor é absorvido pelo líquido refrigerante que circula pelo motor.
Circulação do líquido refrigerante: No caso de um veículo, o líquido refrigerante flui através de um sistema de tubos e canais no radiador. O líquido refrigerante aquecido do motor entra no radiador, onde se espalha pela área de superfície do radiador.
Transferência de calor: O radiador tem uma grande área de superfície com alhetas ou tubos para maximizar a transferência de calor. À medida que o líquido refrigerante (ou vapor) passa pelo radiador, o calor que transporta é transferido para as alhetas ou tubos metálicos. Estas alhetas ajudam a aumentar a área de superfície, permitindo que o calor se dissipe de forma mais eficiente.
Fluxo de ar (Refrigeração): O calor do radiador é então transferido para o ar circundante. Nos veículos, é frequentemente utilizado um ventilador (ventilador para radiadores) para aumentar o fluxo de ar através do radiador, melhorando a dissipação térmica.
Refrigeração do líquido refrigerante: Depois de perder o seu calor, o líquido refrigerante, agora mais frio, flui de volta para o motor para absorver mais calor, repetindo o ciclo. Nos edifícios, a água ou o vapor refrigerados regressam à caldeira para serem reaquecidos.
Regulação da temperatura: Um termóstato controla a temperatura regulando o fluxo do líquido refrigerante. Quando o motor atinge a temperatura desejada, o termóstato abre-se ou fecha-se para manter esse nível.
Resumindo, os radiadores funcionam através da circulação de líquido refrigerante ou vapor para absorver o calor, transferindo-o para o ar circundante e, em seguida, arrefecendo o líquido refrigerante antes de este regressar ao motor ou ao sistema para repetir o processo.
Fugas: Se um radiador apresentar ruturas ou fugas, deixa de poder conter corretamente o líquido refrigerante. A fuga de líquido refrigerante pode levar ao sobreaquecimento do motor ou a um aquecimento inadequado, sendo necessária a substituição.
Sobreaquecimento do motor: Se o radiador não estiver a refrigerar eficazmente o motor, pode provocar o sobreaquecimento do mesmo. Isto pode dever-se a entupimento, corrosão ou mau funcionamento do radiador, tornando necessária a substituição para evitar danos no motor.
Contaminação do líquido refrigerante: Se o líquido refrigerante ficar contaminado ou enferrujado devido à corrosão no interior do radiador, pode afetar o desempenho de todo o sistema de refrigeração. Nestes casos, é necessário substituir o radiador para restabelecer o fluxo adequado do líquido refrigerante e evitar mais danos.
Fraco desempenho do aquecimento ou da refrigeração: Nos veículos, um radiador avariado pode resultar num mau desempenho do ar condicionado ou do aquecimento. Quando a eficiência do aquecimento ou da refrigeração é comprometida, é altura de uma substituição.
Danos visíveis: Se as alhetas do radiador estiverem danificadas, corroídas ou obstruídas, podem reduzir a eficiência do radiador na transferência de calor. Os danos físicos visíveis requerem frequentemente a substituição do radiador para garantir um funcionamento correto.
Vida útil do radiador: Com o tempo, os radiadores desgastam-se devido à utilização constante. Os radiadores mais antigos são mais propensos a corrosão, bloqueios e eficiência de refrigeração reduzida, tornando necessária a sua substituição após muitos anos de serviço.
Bloqueios ou entupimentos: Se o radiador ficar obstruído com detritos, ferrugem ou sedimentos, pode não permitir o fluxo adequado do líquido refrigerante, provocando o sobreaquecimento do motor. Nestes casos, uma substituição é frequentemente a solução mais eficaz.
Serviços e know-how técnico premium: O nosso serviço de oficina técnica, prestado pelos nossos especialistas, completa o nosso serviço técnico. Para além do Tech World, o nosso Partner World oferece conteúdos específicos para grossistas, ajudando-os a fornecer um melhor serviço aos seus clientes.
Competência de diagnóstico da HELLA Gutmann: Com o nosso apoio técnico de primeira classe, as oficinas conseguirão reparar os automóveis de hoje — e de amanhã. A nossa competência técnica em equipamento para oficinas apoiará este objetivo. Dispomos de diagnósticos avançados de veículos também para ar condicionado e controlo eletrónico, assegurando que as oficinas fornecem um serviço de excelência.
Serviços de marketing orientados para o público-alvo: Toda a comunicação para o mercado e apoio aos grossistas/concessionários com um pacote de comunicação eficiente.
Serviços abrangentes de gestão de dados: Os sofisticados serviços de gestão de dados da HELLA permitem uma identificação precisa e eficiente das peças, garantindo que os grossistas e as oficinas possam encontrar rapidamente as peças certas.
Soluções logísticas personalizadas: A nossa logística foi concebida para responder às necessidades específicas dos nossos parceiros, garantindo uma entrega atempada e fiável dos produtos.