A gama de pastilhas de travão HELLA inclui mais de 1300 artigos, fabricados a partir de 50 fórmulas diferentes de guarnições de fricção. Estes foram concebidos para refletir com precisão os requisitos respetivos dos vários tipos de veículo, sistemas de travagem, potências de motor, cargas de condução e características de travagem.
Além disso, as guarnições de travão de disco HELLA estão presentes em quase 100% dos veículos que circulam nas estradas da Europa Ocidental. Na HELLA, a realização de testes de qualidade exaustivos é da máxima prioridade.
Os produtos são testados no próprio centro de investigação e desenvolvimento do grupo, assim como na estrada, em condições reais. As normas seguem sempre os rigorosos requisitos e especificações de desempenho dos fabricantes de veículos e de sistemas de travagem. O programa submete as nossas guarnições de travão a até 300 000 quilómetros de teste e 1000 horas de testes em bancos de ensaio antes de as aprovar para a produção em série. Para a HELLA, a máxima segurança e desempenho são fundamentais.
Todas as pastilhas de travão HELLA para veículos elétricos e híbridos cumprem os mais elevados requisitos em termos de desempenho de travagem, conforto e durabilidade. A proteção ambiental e a compatibilidade já desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de produtos.
O teor de cobre das pastilhas de travão é particularmente relevante neste aspeto. A HELLA estabeleceu o objetivo de oferecer, na sua gama mundial, apenas pastilhas de travão sem cobre, com um teor de cobre máximo de 0,5% em relação ao peso total.
As pastilhas de travão dos eixos dianteiro e traseiro para todos os veículos elétricos e híbridos já cumprem estes rigorosos requisitos e estão identificadas com o respetivo símbolo de folha (N — sem cobre). A formulação sem cobre das pastilhas de travão não só é ecológica, como também está adaptada com precisão aos respetivos tipos de veículos, sistemas de travagem, desempenho do motor, cargas de condução e características dos travões.
Os veículos elétricos e híbridos têm uma coisa em comum — devido à curva de binário linear, atingem velocidades elevadas no menor tempo possível, razão pela qual é importante um excelente desempenho de travagem. A fórmula da guarnição de fricção tem este facto em consideração. A empresa testou as propriedades do coeficiente de fricção, da pressão do pedal e do desgaste a quente no seu centro de investigação e desenvolvimento.
As pastilhas de travão também superam a norma ECE 90 aplicável.
Para responder às rigorosas exigências em termos de peso e velocidade máxima, são necessárias pastilhas de travão especiais, que apresentem um elevado coeficiente de fricção e baixo desgaste.
As pastilhas de travão HELLA são submetidas a até 300 000 quilómetros de teste e 1000 horas de teste durante o seu desenvolvimento. Isto permite obter um nível de qualidade que supera os requisitos legais e garante que pode confiar plenamente neles.