INFORMAÇÃO RESUMIDA
Unidades de alimentação de combustível e componentes

➔ Elevados padrões de qualidade

➔ Compatível com um vasto leque de aplicações

➔ Concebida para uma montagem simplificada

OUTRAS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO E FUNÇÕES

➔ A bomba do combustível é um componente fundamental do sistema de alimentação do combustível de um veículo

➔ Transporta o combustível desde o depósito do combustível até ao motor

➔ Pode estar instalada no depósito do combustível ou por baixo da carroçaria, consoante o tipo de aplicação

➔ Potência: trabalha a rotações mais elevadas e consome menos corrente elétrica do que as bombas das gerações mais antigas

➔ Vantagem: cada unidade de alimentação do combustível é fornecida com o vedante adequado

Eliminar filtro
Eliminar filtro

Componentes

Unidade de alimentação do combustível

Quando se trata de bombas do combustível e de unidades de alimentação do combustível, os clientes esperam e exigem produtos da mais alta qualidade. Com os componentes da HELLA, as oficinas podem ter a certeza que satisfazem até as exigências mais elevadas dos seus clientes.

Outros componentes

Vaso estabilizador, bomba do combustível

De modo a garantir a alimentação segura de combustível em curvas e estradas de pavimento irregular, os depósitos do combustível estão equipados com um vaso estabilizador. Este reservatório em formato de copo assegura uma alimentação ininterrupta de combustível, graças à sua abertura no fundo do depósito.

Bomba do combustível

Um motor apenas é tão fiável quanto a bomba do combustível que abastece com combustível. A bomba do combustível HELLA é parte integrante da unidade de alimentação do combustível que é operada no depósito. Esta garante um fornecimento seguro do combustível em todos os momentos — num grande número de diferentes marcas e modelos automóveis.

Unidade do sensor, depósito do combustível

Os três componentes mais importantes da unidade de alimentação do combustível são a bomba do combustível, o filtro do combustível e o flange com as respetivas conexões. A unidade de alimentação está frequentemente equipada com um sensor de alavanca ou trabalha em combinação com um sensor de tubo de mergulho. A unidade pode ser equipada com um vaso estabilizador.

DETALHES TÉCNICOS

Dados técnicos 
Tensão de serviço12 V
CorrenteEntre 5 A e 9 A
Quantidades de alimentação (caudal volúmico)Entre 60 e 250 l/h
Pressão do sistema do combustívelEntre 3 e 5 bar (300 até 500 kPa)

INFORMAÇÕES GERAIS

Quais são as causas de avaria mais comuns das bombas do combustível?

Uma das principais causas de avaria da bomba do combustível são impurezas no combustível. Estas podem dever-se a sujidade e depósitos de sujidade que se infiltram no sistema durante o abastecimento, ou devido ao abastecimento de combustível de má qualidade. No entanto, também o sobreaquecimento e o desgaste da bomba do combustível podem ser a causa de avarias.

 

A condução frequente com um baixo nível de combustível no depósito pode acelerar o desgaste da bomba do combustível, uma vez que os depósitos são agitados no fundo do depósito do combustível e entram na bomba. Igualmente interessante é que mais de metade de todas as substituições das bombas do combustível são realizadas com base em diagnósticos incorretos.

A complexidade dos veículos modernos abre portas à possibilidade de a bomba do combustível ser desligada por inúmeros sistemas. Até mesmo os sistemas que normalmente não seriam associados ao sistema do combustível podem causar a desativação da bomba do combustível (por exemplo, segurança, cadeia cinemática, pressostato do óleo/combustível, etc.), dando origem a diagnósticos incorretos.

 

Sintomas que são indícios para a possível necessidade de substituição da bomba do combustível!

➔ Dificuldades no arranque ou impossibilidade de arranque

➔ Ativação longa do motor de arranque

➔ Estrangulamento imediato ou periódico

➔ Ralenti irregular

➔ Aceleração irregular ou com dificuldades

➔ Fortes falhas de desempenho