INFORMAÇÕES RESUMIDAS
Unidades de alimentação de combustível e componentes

➔ Padrões de alta qualidade

➔ Adequado a uma ampla gama de aplicações

➔ Concebido para fácil montagem

OUTRAS CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DO PRODUTO

➔ A bomba do combustível é uma parte integrante do sistema de distribuição de combustível de um veículo

➔ Fornece o combustível do depósito de combustível para o motor

➔ Está localizada no interior do depósito de combustível ou sob o chassis, dependendo da aplicação

➔ Desempenho: funciona a velocidades mais elevadas e consome menos corrente do que as bombas mais antigas

➔ Vantagem: cada unidade de alimentação do combustível é fornecida juntamente com o anel de vedação

Filtrar por:
Filtrar por:

Conjunto completo

Unidade de alimentação do combustível

Quando se trata de bombas do combustível e módulos de alimentação, os clientes esperam produtos da mais alta qualidade. Com a HELLA, as oficinas podem ter a certeza de que irão satisfazer até as necessidades mais exigentes dos seus clientes.

Depósito de estabilização, bomba do combustível

De modo a garantir sempre um abastecimento de combustível ideal, mesmo em curvas ou em estradas irregulares, os depósitos de combustível da HELLA estão equipados com um depósito de estabilização. Graças à sua abertura no fundo, este depósito em forma de taça assegura um fluxo ininterrupto de combustível.

Subcomponentes

Bomba do combustível

Um motor só é tão fiável quanto a bomba do combustível que o abastece de gasolina. A bomba do combustível HELLA faz parte da unidade de alimentação do combustível que opera no depósito. Garante sempre um abastecimento de combustível absolutamente fiável – e isto aplica-se a um grande número de marcas e modelos de veículos bastante diferentes entre si.

Medidor, depósito de combustível

As três partes mais importantes da unidade de alimentação do combustível são a própria bomba do combustível, o filtro de combustível e a flange com as respetivas ligações. A unidade de alimentação tem frequentemente um sensor de alavanca ou funciona em conjunto com um sensor de tubo de imersão. A unidade pode ser equipada com um depósito de estabilização.

INFORMAÇÕES GERAIS

Quais são as causas mais comuns de avarias na bomba do combustível?

Uma das principais causas de avaria da bomba do combustível é a contaminação. Tal pode ser causada pela entrada de sujidade e detritos no sistema devido ao reabastecimento ou à utilização de combustível de qualidade inferior. O sobreaquecimento e o desgaste da bomba do combustível também podem causar avarias.

 

Conduzir frequentemente com um nível de combustível no depósito baixo pode acelerar o desgaste da bomba do combustível devido aos detritos no fundo do depósito de combustível serem movidos e entrarem na bomba. É interessante notar que mais de metade de todas as substituições da bomba do combustível são o resultado de um diagnóstico incorreto.

A complexidade dos veículos modernos permite que vários sistemas possam afetar negativamente a bomba do combustível do veículo. Sistemas que normalmente não estariam associados ao sistema de combustível têm agora a capacidade de afetar negativamente a bomba do combustível (por exemplo, o sistema de segurança, o sistema de propulsão, interruptores de pressão do óleo/combustível, etc.), o que pode resultar num diagnóstico incorreto.

 

Quais os sintomas do veículo que indicam que a bomba do combustível pode ter de ser substituída?

➔ Dificuldade em arrancar ou não arranca

➔ Arranque prolongado

➔ Paragem imediata ou intermitente

➔ Marcha lenta sem carga

➔ Aceleração deficiente

➔ Atraso grave do motor

Algumas bombas do combustível HELLA são fornecidas com rede de filtragem e outras não. Que fatores determinam se uma bomba do combustível é fornecida com uma rede de filtragem?

Normalmente, a conceção das unidades da bomba do combustível inclui a instalação de uma rede de filtragem. A própria bomba do combustível pode servir como subcomponente da unidade da bomba de combustível, embora, na maioria dos casos, seja fornecida como um elemento autónomo com várias redes de filtragem e acessórios adequados a múltiplas aplicações.


Quais são as principais características de conceção e desempenho das bombas do combustível HELLA?

As bombas do combustível HELLA são concebidas para uma elevada eficiência e fiabilidade. Proporcionam um caudal ideal, uma pressão do combustível estável e um baixo consumo de corrente, garantindo um funcionamento sem problemas e consistente. As bombas do combustível HELLA cumprem rigorosos padrões de desempenho, tornando-as uma escolha fiável para as aplicações mais exigentes.


No caso das bombas do combustível com redes de filtragem, será possível utilizar a mesma rede num país e uma diferente num outro país?

Sim, uma bomba do combustível pode ser montada em várias aplicações/unidades de alimentação do combustível. Por conseguinte, existem casos em que um tipo de rede de filtragem é necessária para um país/mercado e uma rede completamente diferente é necessária para outro país/mercado.


Quais são as principais causas de avaria da bomba do combustível?

Contaminação, sujidade e detritos causados pela utilização de combustível de má qualidade, assim como pela condução frequente com um nível de combustível no depósito baixo.


A utilização de uma bomba do combustível HELLA pode ser considerada preocupante quando se utiliza um combustível de qualidade inferior utilizado em determinados países? Em caso afirmativo, qual é o grau mínimo de combustível?

Um grau de combustível inferior tem certamente um efeito negativo direto em qualquer bomba do combustível, incluindo a da HELLA. Os especialistas recomendam a utilização do grau de combustível padrão como referência:

 

➔ O valor mínimo para a gasolina é de 95 IOM (Índice de octano motor)

➔ O valor mínimo para o gasóleo é 46–60 CN (Índice de Cetano)


Existe uma vida útil recomendada para as bombas do combustível?

A vida útil de uma bomba depende de muitos fatores externos. Se esses fatores forem estipulados relativamente ao tempo, a própria bomba pode funcionar até 150 000 quilómetros ou mais. Recomenda-se:

 

➔ Não conduzir frequentemente com um nível de combustível no depósito baixo.

➔ Substituir regularmente o filtro de combustível. Em geral, os filtros externos são substituídos a cada 20 000 quilómetros. O filtro interno é substituído a cada 90 000–100 000 quilómetros.

➔ Ao substituir a bomba do combustível, é preferível substituir os dois anéis de vedação e o filtro ao mesmo tempo.

➔ Limpar o depósito de combustível antes de substituir a bomba do combustível.