INFORMAÇÃO RESUMIDA Bomba de direção hidráulica

➔ Em qualidade OE para uma montagem perfeita no veículo

➔ Elevado nível de desempenho e longa vida útil

➔ Instruções de montagem para a prevenção de falhas de montagem e possíveis danos

Eliminar filtro
Eliminar filtro

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

Aplicação Instalação em veículos ligeiros de passageiros e veículos utilitários comuns das marcas: Mercedes-Benz, Volvo, Renault, DAF, Iveco, Neoplan, MAN, VAG, PSA, BMW, OPEL, FORD, NISSAN.

Construção e funcionamento

A bomba de direção hidráulica, também designada por servobomba, bomba de direção assistida ou bomba hidráulica, é acionada por uma correia trapezoidal do motor do veículo. Assim, a bomba produz a pressão hidráulica necessária para a direção assistida, a fim de permitir uma condução mais fácil e confortável do veículo.

 

Nos veículos utilitários podem ser instalados dois tipos distintos de bombas de direção: bomba individual ou bomba tandem. Ambas têm a mesma função, mas a bomba tandem está complementarmente equipada com uma bomba do combustível, que é acionada pelo mesmo veio.

 

Montagem

De fácil montagem, graças à simples substituição 1:1 em qualidade OE.

O produto é fornecido com avisos de montagem.

ESBOÇO DE FUNCIONAMENTO

A bomba de direção transforma a energia de transmissão mecânica da polia, através do óleo de direção, em energia hidráulica. A caixa de direção recebe a pressão do óleo de direção (transmitido pelas tubagens de pressão) na forma de energia hidráulica e transforma-a em energia mecânica. Esta energia mecânica é encaminhada para os tirantes de direção das rodas, a fim de amplificar a força exercida pelo condutor sobre o volante. Assim, a eficiência da condução do veículo é aumentada, especialmente a baixa velocidade.

O dimensionamento da direção assistida é definido pelo fabricante automóvel e varia consoante a massa do veículo e a superfície de contacto entre a roda e a estrada. Quanto maior forem esses valores, maior serão as forças de atrito e maior será a necessidade de compensação dessas forças de atrito pela direção assistida.

DETALHES TÉCNICOS

Dados técnicos 
Temperatura de serviço-40 °C até 120 °C
Pressão de serviço máx.90 – 185 bar
Resistência às vibraçõesSim
Local de montagemMotor
Esboço em escala* 

*As dimensões variam por artigo Exemplo: Referência 8TL 359 000-871

A bomba da direção deve ser considerada um componente relevante para a segurança e o conforto, no que diz respeito às suas tarefas e funções básicas?

A bomba da direção hidráulica é relevante tanto para a segurança rodoviária como para o conforto. Esta reduz o esforço necessário para conduzir o veículo e contribui para que o condutor possa concentrar-se na viagem e no trânsito.


2  Quais são os primeiros sinais de uma bomba da direção com defeito?

Ruídos estranhos, vibrações ao rodar o volante, eventual avaria da direção assistida.


3  Quais são as principais causas para a avaria da bomba da direção hidráulica?

Nível de enchimento ou baixa qualidade do óleo hidráulico, fugas no sistema da direção assistida (vedantes desgastados ou fissuras nos tubos flexíveis do sistema hidráulico).


4  Uma instalação incorreta pode acarretar responsabilidades por defeitos?

Sim, é muito importante que os nossos clientes conheçam a importância de lavar e sangrar o circuito da direção hidráulica. Além disso, recomenda-se vivamente que, aquando da instalação de uma nova bomba da direção, o óleo hidráulico seja renovado e o filtro (se existente) seja substituído, de modo a assegurar a lubrificação correta da nova peça, desde o primeiro arranque do motor.


5  Existem riscos para a segurança rodoviária durante a condução com uma bomba da direção hidráulica com defeito?

Sim, conduzir com uma bomba de direção com defeito pode, entre outros, reduzir a capacidade de direção e a precisão da direção do veículo — (a manipulação do volante exige um esforço consideravelmente maior — especialmente a baixas velocidades).