Numa emergência, cada metro é decisivo: Para o comércio grossista isso significa: Os clientes exigem não exigem apenas disponibilidade — mas também qualidade que impressiona. Os calços de travão HELLA garantem precisamente esse desempenho. Porque só a combinação perfeita entre o material de fricção, a resistência à temperatura e o fabrico rigoroso garantem uma travagem eficiente — e segurança quando é precisa.
Com mais de 2300 calços de travão fabricados, a partir de 50 fórmulas diferentes de revestimentos de fricção, a HELLA oferece uma gama de produtos muito abrangente. Os calços de travão são desenvolvidos e fabricados para suprir as necessidades dos respetivos tipos de veículos, sistemas de travagem, motorizações, cargas de condução e características de travagem. Isto significa que: não existem soluções universais, mas calços perfeitamente adaptados ao respetivo modelo de veículo. Cada artigo é desenvolvido em estreita colaboração com a indústria automóvel.
Os testes de comparação das distâncias de travagem com um VW Passat — dos 100 aos 0 km/h — evidenciam claramente que a qualidade é mensurável: o veículo equipado com calços de travão da HELLA para ao fim de 38,4 metros. Os calços de travão do concorrente 1 necessitam de 41,6 metros e do concorrente 2 de 42,8 metros. Mais três ou quatro metros — estas diferenças podem ser decisivas numa situação de emergência.
Antes de um calço de travão ser comercializado pela HELLA, este percorre testes rigorosos — até 300 000 quilómetros de teste. E não apenas em laboratório, mas também em condições reais de condução. Nesses testes são analisados os seguintes critérios centrais: força de travagem, conforto, desgaste, resistência ao calor e ruído. Os métodos de verificação são extensos — desde testes de compressibilidade e de resistência ao cisalhamento a testes dinâmicos em bancos de ensaio (Dyno) e ao exigente teste AMS da revista especializada "auto, motor und sport".
Todos os testes realizados não só cumprem as especificações ECE R90, como também superam as suas exigências. A HELLA testa de acordo com as normas e especificações dos fabricantes de automóveis — porque é exatamente esse o nosso objetivo: qualidade Premium sem concessões.
Um calço de travão de alta qualidade é fiável — desde a primeira à última travagem e em todas as condições atmosféricas. Essa fiabilidade apenas é possível graças à excelente qualidade dos materiais e a um design estudado. A HELLA aposta num design de multicamadas que, entre outros, consiste numa placa de suporte, camada intermédia, cola, revestimento em pó e material de fricção. Cada uma destas camadas desempenha uma função — seja a distribuição do calor, o isolamento acústico ou a aderência.
Os calços de travão de má qualidade ou baratos apresentam frequentemente danos típicos: ruturas nas camadas devido a sobrecarga térmica a ranhuras profundas causadas por discos incorretamente instalados e desgaste excessivo devido a manutenção negligenciada. Todos estes problemas podem ser evitados com a utilização de componentes de alta qualidade — especialmente se for efetuada uma manutenção regular e se for prestada atenção à compatibilidade do sistema. Neste contexto aplica-se: calços de travão novos não devem ser instalados em discos de travão velhos e desgastados.
O calor também não pode ser ignorado: um calço de travão pode atingir em poucos segundos uma temperatura superior a 250 °C, durante uma travagem de emergência dos 200 aos 0 km/h. Para garantir que o material não falha nessas circunstâncias, a HELLA aposta em aglutinantes estáveis à temperatura, material de fricção resistente ao calor e fórmulas sofisticadas. Porque, mesmo em condições extremas, o calço de travão tem de garantir o seu desempenho máximo — sem ruído, sem falhas na resistência do material e sem falhas estruturais.
Os calços de travão são componentes críticos para a segurança. Se poupar na qualidade, arrisca-se a reparações desnecessárias e a distâncias de travagem perigosamente mais longas. Por isso, a HELLA aposta nos mais elevados padrões, na produção de ponta e em testes práticos e intensivos. O resultado: produtos em que as oficinas, os vendedores e, acima de tudo, os condutores podem confiar — em todas as situações.