Como os sistemas de iluminação para carroçarias automóveis influenciam o design do veículo

26-04-2021

Os sistemas de iluminação para carroçarias deixaram, há muito, de ser uma questão de pura funcionalidade. Para muitos fabricantes de automóveis e também proprietários de automóveis, a estética personalizada é cada vez mais relevante — ou, como Dr. Frank Huber, gerente da HELLA e responsável pela Divisão de Iluminação, resumiu o assunto, dizendo: "A luz é o novo cromado".

Uma tendência domina atualmente o segmento da iluminação de veículos, como nenhuma outra: As soluções de iluminação não são apenas utilizadas para segurança, mas também, e cada vez mais, para atribuir às carroçarias dos veículos um design inconfundível. Os fabricantes de automóveis, tanto no segmento Premium como no segmento de série, apostam na individualização dos veículos através da colocação de “tapetes de luz”, logótipo iluminado do fabricante e iluminação interativa da grelha do radiador. Assim, os sistemas de iluminação para carroçarias automóveis desempenham um papel importante como característica distintiva. Este desenvolvimento é também impulsionado pela crescente eletrificação das frotas automóveis: Como os carros elétricos já não necessitam dos sistemas de arrefecimento clássicos para os motores de combustão, os designers têm mais opções para utilizar a assinatura dianteira do veículo como a face central da marca.

Grelhas do radiador perfeitamente realçadas

A HELLA apostou desde muito cedo no crescimento do mercado dos sistemas de iluminação para carroçarias automóveis. Em meados de 2016, criámos um novo centro de competências para a iluminação da carroçaria automóvel em Ljubljana, Eslovénia. Desde então, conseguimos expandir continuamente o nosso know-how e trabalhar em soluções de iluminação pioneiras, nas quais as marcas automóveis de renome confiam. Apresentamos quatro exemplos:

 

1. Estivemos significativamente envolvidos no desenvolvimento da grelha do radiador iluminada do BMW X6.

 

2. Um fabricante alemão da gama Premium encarregou-nos de desenvolver uma linha característica de design na grelha do radiador de um veículo elétrico.

 

3. Na HELLA desenvolvemos iluminação dinâmica para a grelha do radiador de um modelo elétrico de outro fabricante automóvel em série europeu. Para esse projeto foram integrados 130 LEDs num condutor de luz Edge Light, a fim de criar um efeito cristalino.

 

4. Os nossos criadores especialistas em iluminação da HELLA também criaram um painel com uma largura superior a um metro, que será utilizado na parte dianteira de uma marca de veículos elétricos europeia. O principal desafio consistiu em: assegurar um elevadíssimo nível de qualidade das superfícies e a penetrabilidade das ondas de radar, a fim de assegurar o funcionamento do assistente automático de regulação da distância (ACC).

Com os sistemas de iluminação para carroçarias automóveis, também é possível criar um logótipo iluminado da marca.

Os logótipos iluminados na zona da carroçaria proporcionam um visual distintivo e marcante. Fonte: HELLA

Sistemas de iluminação para carroçarias automóveis: A HELLA molda o futuro

Quer sejam ecrãs iluminados, barras de luz LED ou logótipos iluminados — como integrador de sistemas dispomos de todas as competências centrais necessárias para criar a iluminação da carroçaria automóvel do futuro. As nossas competências incluem desde os conhecimentos detalhados em tecnologia de iluminação, eletrónica e know-how de software para comandos e integração de sistemas, até à capacidade de produzir peças em plástico de grande dimensão com acabamentos de alta qualidade. Tudo é complementado por vastos anos de experiência na produção de coberturas complexas para sistemas de radar (Radom: abreviatura para Radar Dome). Estes protegem os sensores de radar dianteiros das influências climatéricas e da sujidade e estão, por norma, localizados atrás do emblema do fabricante do automóvel. Assim, estes também são um elemento central dos sistemas de iluminação para carroçarias automóveis.

 

Embora já tenhamos alcançado muito no segmento dos sistemas de iluminação para carroçarias automóveis, continuaremos a expandir e a reforçar de forma sustentável a nossa posição em todo o mundo. Isto porque a nossa vasta competência em sistemas de iluminação para carroçarias automóveis é algo que nos distingue da concorrência — e essas competências beneficiam diretamente nossos clientes e parceiros.