Iluminação de veículos: repensar a tecnologia de luz!

A HELLA aumenta a fasquia na iluminação automóvel com inovadoras tecnologias digitais. As novas palavras-chave são: luz, segurança, conforto, design e sistemas de assistência à condução!

A HELLA expande o seu know-how de luz sob a alçada da FORVIA. Além da iluminação automóvel clássica, como os faróis dianteiros e traseiros, a iluminação da carroçaria e do habitáculo, juntamente com a luz LED/laser e Matrix, o foco concentra-se atualmente no desenvolvimento de tecnologias completamente inovadoras e integradas. Em foco estão sistemas de iluminação de alta resolução e controlados por software, bem como inovadoras funções de segurança e de conforto modularmente integradas na respetiva arquitetura do veículo. Esta mudança de pensamento permite criar soluções completamente novas — repensar a tecnologia de luz!

Os sistemas Digital Light SSL/HD estabelecem padrões na iluminação dos veículos motorizados

A HELLA estabeleceu novos padrões na iluminação dos veículos motorizados com a introdução dos sistemas Digital Light SSL/HD. Pela primeira vez, foi utilizada uma luz LED Matrix com 30 000 pixéis. Além da função dinâmica dos faróis, o sistema cria marcas de luz. Por exemplo, o adicional assistente de faixa de rodagem apoia o condutor durante manobras de ultrapassagem apertadas ou projeta ciclovias sobre a estrada. A HELLA foi capaz de desenvolver ainda mais as funções de assistência, como a luz de máximos adaptativa sem encandeamento com SSL/HD. Além disso, são também realizáveis funções de conforto, como uma função visual Coming-Home e Leaving-Home, bem como elementos visuais/comunicativos personalizados.

Veículos elétricos: mais liberdade no design e na iluminação automóvel

Os veículos elétricos não necessitam de radiador e a grelha do radiador, que desde sempre tem sido um elemento central de design e de reconhecimento de muitas marcas, já não é necessária. Isto oferece aos fabricantes de automóveis novas possibilidades na criação de uma linguagem de design personalizada, da frente do automóvel e do sistema de luz. Os automóveis recebem, assim, um novo rosto radiante. Mas não só os designers de produto beneficiam desta nova realidade, uma vez que se abre a porta a novas possibilidades técnicas na integração de sistemas e de sensores. "Design também é o que não se vê", afirmou o designer automóvel Walter de Silva no jornal Süddeutsche Zeitung em 2010.

Os Front-Phygital-Shields são utilizados nos veículos elétricos como um elemento de design diferenciador e desempenham também um papel central na condução automatizada.

Os Front-Phygital-Shields são utilizados nos veículos elétricos como um elemento de design diferenciador e desempenham também um papel central na condução automatizada.

Front-Phygital-Shields: a física conjugada com a digitalização

A HELLA aposta em Front-Phygital-Shields (FPS). "Phygital" deriva de "física" e "digitalização". Os módulos iluminados de grande dimensão e multicoloridos não só substituem a grelha do radiador, na frente do veículo, mas também servem como um elemento de design diferenciador nos veículos elétricos. A física entra em jogo no que diz respeito a processos de dinâmica de condução e tecnologia de sensores, enquanto a digitalização é sinónimo da rede de dados e software inteligente. Ambas são fundamentais para a condução autónoma. Assim, os Front-Phygital-Shields não têm apenas uma função de design, mas servem também de plataforma para a integração de inúmeros sistemas de assistência de alto desempenho. Por exemplo, sensores de radar e conjuntos modulares completos podem ser escondidos atrás do revestimento de alta tecnologia personalizável. São cada vez mais os sensores utilizados para realizar os níveis 3, 4 ou até mesmo 5 da condução autónoma. Por conseguinte, os graus de liberdade da integração de sistemas são múltiplos. Os sensores (incluindo o aquecimento) instalados atrás dos módulos frontais iluminados da HELLA estão muito bem protegidos de influências ambientais. Os FPS, alguns dos quais são constituídos por oito camadas diferentes de película e plástico, são criados a partir de materiais sustentáveis e recicláveis. Estes são também parcialmente "autorregenerativos", ou seja, toleram pequenos impactos mecânicos causados, por exemplo, por gravilha.

Os eFront-Phygital-Shields combinam a iluminação automóvel com os sensores

Voltemos a forcar-nos na iluminação automóvel. Os Front-Phygital-Shields integram, portanto, duas das principais competências da HELLA: sistemas de iluminação e sensores. Assim, os Front-Phygital-Shields fazem parte do grupo restrito das tecnologias mais sofisticadas e desafiantes do ponto de vista tecnológico. E o melhor: são realizáveis inúmeras variantes e níveis de integração. Isto significa que, consoante os requisitos do cliente, é possível integrar uma vasta variedade de funções de luz. Estas incluem as funções de luz principal e de sinalização, mas também elementos individuais de design que são implementados recorrendo à tecnologia LED. A HELLA já criou, no âmbito de projetos de clientes, mais de 140 diferentes modelos, com inúmeras variações de cor e em versões iluminadas e não iluminadas.
Simultaneamente, os Front-Phygital-Shields asseguram a implementação de funções de condução automatizada. Um exemplo é o controlo de velocidade ativo (ACC). Aqui, o FPS atua como uma cobertura transparente para os sensores de radar, protegendo-os dos efeitos do meio ambiente e da sujidade. Simultaneamente, a função de aquecimento integrada transforma os sensores numa tecnologia de análise ambiental independente das condições climatéricas. No final, o resultado é um sistema global inteligente que é motivo de orgulho!