Inteligência artificial e condução autónoma

01-03-2021

Poucos temas de mobilidade rodoviária geram tanta controvérsia como este — o debate atual na Europa é e continua a ser marcado por uma grande expetativa!

Função de travagem de emergência, aviso de colisão e monitorização do ângulo morto, sistemas de assistência à condução avançados (ADAS), tais como piloto automático, mudança automática da faixa de rodagem e estacionamento automático: muitas vezes parece que estamos perto de dar o salto para veículos totalmente autónomos.

E é verdade: tecnicamente, muito já é possível hoje em dia, e são empresas como a HELLA que desenvolvem estas novas tecnologias. Mas não é só a ciência que realça: até ser possível entrar de manhã no automóvel totalmente automatizado e relaxar até chegarmos ao nosso destino, ainda há muitas questões por responder e resolver.

Para mais informações e uma introdução a esta discussão envolvente, consulte o Panel for the Future of Science and Technology

Um podcast do Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia do Parlamento Europeu está disponível aqui: para o podcast em língua inglesa