Alta voltagem na oficina: está preparado?

Quantos carros elétricos existem na Alemanha

De acordo com a Autoridade Federal de Transportes Motorizados (Kraftfahrtbundesamt - KBA), 44,2% de todos os novos veículos ligeiros de passageiros matriculados na Alemanha, entre Janeiro e Julho de 2022, estavam equipados com unidades de propulsão alternativas (veículo elétrico a bateria, híbrido, híbrido plug-in, célula de combustível, gás e hidrogénio). Em comparação com o período homólogo do ano anterior, a percentagem de veículos com sistemas de propulsão alternativos aumentou impressionantes 13%. Cerca de um quarto de todos os novos veículos matriculados, ou seja, 24,9% (+10,2%) foram veículos com propulsão elétrica (veículo elétrico a bateria), plug-in e célula de combustível. Os veículos ligeiros de passageiros a bateria atingiram uma quota de novas matrículas de 13,6% no período abrangido pelo relatório, ou seja, um aumento de 27,1%. Analisando os números em toda a Europa, no segundo trimestre de 2022, as vendas de veículos elétricos a bateria continuaram a crescer, representando 9,9% do total de matrículas de veículos ligeiros de passageiros novos. 

Formação em alta voltagem no setor automóvel: qualificações essenciais

Para realizar trabalhos de manutenção e de reparação em veículos de alta voltagem, são necessárias qualificações especiais e respetivos certificados. A Hella Academy oferece as qualificações necessárias. Apenas com essas qualificações é permitido trabalhar em veículos de alta voltagem. Mas essas qualificações por si só não são suficientes. Os veículos elétricos a bateria (BEV) têm diferenças construtivas que deve conhecer. Além disso, o tema dos sistemas de assistência à condução é outro fator de extrema importância. Também para este e inúmeros outros temas, a Hella Academy oferece cursos especializados (incluindo o diagnóstico de veículos com sistemas de Hella Gutmann).

Só com o respetivo certificado de competência é permitido trabalhar em veículos elétricos.  

Só com o respetivo certificado de competência é permitido trabalhar em veículos elétricos. 

Desconexão elétrica do veículo de alta voltagem: conhecimentos práticos

Além dos conhecimentos técnicos básicos e das qualificações, são essenciais conhecimentos práticos para trabalhar em veículos de alta voltagem. Um tema central é, por exemplo, o procedimento para a desconexão do sistema de alta voltagem. Neste contexto, não só são relevantes as “Cinco regras de segurança”, mas também o conhecimento das diferentes especificações dos diversos fabricantes, bem como soluções especiais. Apenas com o cumprimento das especificações dos fabricantes é possível desconectar (Service-Disconnect) em segurança o sistema de alta voltagem. 

As cinco regras de segurança para trabalhar em veículos de alta voltagem 

  1. Desconectar
  2. Bloquear contra reativação/reconexão inadvertida
  3. Verificar e assegurar o isolamento elétrico
  4. Ligar à terra e curto-circuitar
  5. Cobrir ou isolar componentes vizinhos sob tensão.
A “Service-Disconnect” é um dos dispositivos centrais de segurança nos veículos de alta voltagem.

A “Service-Disconnect” é um dos dispositivos centrais de segurança nos veículos de alta voltagem.

Trabalhar em veículos de alta voltagem

Potencial de perigos

Durante os trabalhos de reparação ou de manutenção na oficina, não é possível eliminar completamente a possibilidade de o técnico de mecatrónica tocar em componentes que estejam sob tensão elétrica. Este é particularmente o caso durante os trabalhos em veículos acidentados. Um momento de desatenção ou um movimento em falso, durante os trabalhos em veículos de alta tensão (a partir de 60 V CC ou 30 V CA), pode ter consequências graves para a saúde. Assim, apenas 50 Volts são suficientes para provocar uma descarga de 50 mA (miliamperes) de elevado risco de vida. O perigo depende do tempo de exposição à corrente elétrica e da fisiologia individual do técnico de mecatrónica, isto é, da impedância do corpo humano que se situa entre 700 até 1000 Ohms. Assim, é extremamente importante respeitar as devidas medidas de segurança para os trabalhos de manutenção e de reparação (Prescrições para a prevenção de acidentes BGV/GUV-V A1, A3). As especificações dos fabricantes de automóveis têm de ser respeitadas. 

Equipamento de oficina de alta voltagem

Para os trabalhos em veículos de alta voltagem são também necessárias ferramentas especiais. Aplicam-se, por exemplo, as especificações das normas DIN VDE 0105-100, DIN 0100-10. São necessárias ferramentas testadas e certificadas pela VDE que garantam uma proteção de isolamento de até 1000 Volts. O isolamento elétrico de todas as ferramentas manuais, incluindo chaves dinamométricas e chaves de bocas, deve ter sido testado segundo a norma IEC 60900. Para verificar a desconexão elétrica da bateria de alta voltagem, é necessário um detetor de tensão adequado (de acordo com a norma DIN VDE 0682-401) ou o equipamento de medição aprovado pelo respetivo fabricante do veículo. A propósito: inúmeros fabricantes de ferramentas comercializam carrinhos de ferramentas completos, com ferramentas AV apropriadas. Além disso, é necessário equipamento de proteção individual, que consiste em luvas de isolamento, tapetes de isolamento e proteção ocular.

 

Igualmente obrigatória é a vedação da área de trabalho, bem como a sinalização específica do veículo como veículo de alta voltagem. O ideal é definir um local de trabalho fixo para estes veículos, o qual pode ser vedado com postes e fitas de vedação. Assim, o equipamento de trabalho necessário pode ser disposto de forma prática e a atenção/concentração necessária para os trabalhos não é prejudicada pela procura pela ferramenta adequada. Uma bancada de trabalho, incluindo computador, no qual poderá consultar os dados relevantes do veículo, completam o equipamento de oficina. A instalação de uma Wall Box” nas instalações da oficina também fará sentido. Assim, poderá prestar aos seus clientes um serviço "completo".

Componentes de alta voltagem de veículos elétricos

Gestão térmica do veículo elétrico

Nos veículos totalmente elétricos (veículo elétrico a bateria/BEV), por exemplo, a gestão térmica desempenha um papel central. Um compressor de ar condicionado de alta voltagem arrefece o habitáculo e a bateria durante o verão. Nas baterias de iões de lítio, por exemplo, a temperatura do núcleo da célula nunca deve exceder os 40 °C durante o funcionamento, a fim de assegurar a eficiência máxima e prevenir o seu envelhecimento prematuro — este processo é designado por “condicionamento”. Os compressores com motor de corrente alternada estão equipados com um inversor para a conversão da corrente contínua de entrada. Um sofisticado sistema de gestão térmica (multicircuito), incluindo uma bomba de alto desempenho (MPX da HELLA), que também é responsável pela refrigeração da máquina elétrica e da eletrónica de potência (ambas requerem uma refrigeração permanente), asseguram a termorregulação correta e necessária. Válvulas especiais regulam o volume do líquido de refrigeração necessário. O atuador eletrónico da válvula (eVA) HELLA, por exemplo, é responsável pelo comando da válvula de distribuição que distribui o líquido de refrigeração pelo circuito de refrigeração. Neste caso, o atuador abre e fecha as respetivas entradas e saídas da válvula permitindo, assim, a regulação da temperatura por uma função de mistura.

Os componentes de gestão térmica, como a bomba de alto desempenho (em cima) e o eVA (em baixo), asseguram um comando otimizado dos fluxos térmicos no veículo.  

Os componentes de gestão térmica, como a bomba de alto desempenho (em cima) e o eVA (em baixo), asseguram um comando otimizado dos fluxos térmicos no veículo.  

Para o aquecimento do habitáculo nos meses de inverno são utilizados aquecedores de ar ou de água PTC de alta voltagem, que em muitos casos são auxiliados por uma bomba de calor. Além disso, hoje em dia, é adicionalmente aproveitado o calor residual dos motores elétricos e das baterias. Em última análise, o objetivo principal é proteger ao máximo as baterias de alta voltagem, de modo a não afetar negativamente a autonomia dos veículos. 

 

Todos estes sistemas requerem manutenção e, neste contexto, o líquido de refrigeração correto também desempenha um papel. "A manutenção periódica do sistema de gestão térmica será, no futuro, o que é hoje a mudança periódica do óleo", afirma o perito Andreas Lamm num artigo técnico no portal da indústria em www.krafthand.de.

Porque é que um carro elétrico tem uma bateria de 12 Volts?

A bateria clássica de 12 Volts desempenha um papel importante nos veículos elétricos. Esta fornece a energia necessária ao sistema de baixa tensão do veículo e assegura o funcionamento perfeito, por exemplo, do fecho centralizado, da iluminação do habitáculo, do computador de bordo e, principalmente, dos módulos de comando. Outros componentes que necessitam da bateria de 12 Volts são também os limpa para-brisas, a iluminação e a direção assistida. Em última análise, serve de apoio de segurança para manter funções de segurança essenciais no veículo elétrico, em caso de falha da bateria de alta voltagem. E, a propósito: os veículos elétricos não são equipados com um alternador, já que o carregamento da bateria de 12 Volts é assegurado por um conversor DC/DC. 

Veículos de alta voltagem na sua oficina: dê ênfase à comunicação

Também trabalha em veículos elétricos?  

Quando os seus clientes acorrem à sua oficina para uma revisão de rotina ou uma reparação, eles sabem que podem confiar em si enquanto profissional. Nessas circunstâncias, frequentemente não se coloca a questão do tipo de modelo, motorização e da versão do automóvel em questão. Mas os seus serviços também incluem veículos elétricos? De facto, muitas oficinas independentes têm de melhorar a sua comunicação — muitos clientes não sabem que também trabalham em veículos elétricos.  

Perspetivas interessantes 

Dar o salto para o segmento dos veículos elétricos de alta voltagem é, de facto e acima de tudo, uma decisão empresarial. Com uma decisão favorável abrem-se as portas a um novo negócio, com um potencial de crescimento seguro e garantido. Por sua vez, uma tomada de decisão a favor do segmento dos veículos elétricos está inabalavelmente ligada à qualificação dos colaboradores, no investimento em novos equipamentos de oficina e na disposição de se submeter a uma inspeção externa independente. Em última análise, é também uma declaração de confiança dirigida aos próprios colaboradores: "Estamos atentos às novas tecnologias, olhamos em frente e garantimos postos de trabalho no futuro". Contudo, tal compromisso só compensa se os clientes da oficina forem devidamente informados.  

É aqui que a comunicação entra em jogo!  

Na fatura, no orçamento, através do envio de publicidade aos clientes, no cartão de visita — tudo em papel. Atualize agora as suas ferramentas de comunicação clássicas para comunicar a sua mensagem "empolgante". Naturalmente, isso aplica-se também a outros meios de publicidade e especialmente à sua presença na Internet. De acordo com o último relatório DAT, 17% dos potenciais clientes de oficinas pesquisaram primeiro na Internet um potencial prestador de serviços, quando procuravam uma oficina para um serviço de revisão ou de reparação. Resumindo: quanto mais ampla e diversa for a comunicação, mais rapidamente será encontrado. Uma comunicação autêntica e aberta, seja através de pequenas histórias nas redes sociais ou um vídeo feito por si, expondo o lema "Também trabalhamos em veículos elétricos", gera simpatia e credibilidade e conecta-o definitivamente a novos clientes!