INFORMAÇÕES RESUMIDAS: Sensor de medição de massa de ar

➔ Qualidade OE para uma compatibilidade perfeita
➔ Performance aperfeiçoada em tempo real
➔ Elevada precisão de medição
➔ Ampliação contínua da gama de produtos

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

Aplicação

A HELLA está especializada na disponibilização de uma vasta gama de aplicações para fabricantes da Europa, Japão e América do Norte.

Design e função

Por norma, os sensores de massa de ar têm um design compacto e medem o ar de admissão do motor, que é fundamental para a mistura de ar/combustível em tempo real. Funcionam em correlação com os principais componentes que também gerem a otimização dos gases de escape, como as válvulas RGE e sondas lambda. Os sensores têm o papel crucial de quantificar a quantidade exata de ar que atravessa a admissão num determinado período de tempo, sendo a informação fornecida altamente importante para a unidade de comando elétrica do motor.

Tipo de construção
➔ Conjunto completo — carcaça em design especial com sensor integrado
➔ Sensor — sensor individual que se adapta à carcaça original do veículo

Tipo de tecnologia do sensor
➔ Fio quente — sinal de saída definido como variação de tensão
➔ Película quente — sinal de saída definido como variação de frequência

Eliminar filtro
Eliminar filtro

DIAGRAMA FUNCIONAL E MONTAGEM COMPLETA DO PRODUTO

O sensor de medição de massa de ar é instalado no tubo flexível de admissão, entre a carcaça do filtro de ar e o coletor de admissão.

[1] Sensor:fornece um sinal de saída estável e preciso, necessário para determinar o caudal de ar de admissão do motor, bem como a temperatura na maioria dos casos.
[2] Carcaça:encaixe preciso, localizado a jusante da carcaça do filtro de ar.
[3] Anel de vedação:proporciona uma vedação perfeita entre o sistema de admissão do motor e o exterior.
[4] Malha em favo de mel:assegura a proteção do sensor contra a colisão de quaisquer detritos indesejados e o sensor

DETALHES TÉCNICOS

Dados técnicos (8ET 009 142-131)
Tensão de funcionamento9–17 V
Tensão nominal12 V
Resistência à vibraçãoSim
Local de instalaçãoMotor
Desenho cotado (8ET 009 142-131)
Atribuição de pinos (8ET 009 142-131)

1 Por que motivo a precisão do funcionamento ao longo de toda a vida útil é tão importante num sensor de medição de massa de ar?

O caudal e a temperatura do ar de admissão são parâmetros importantes para a unidade de comando elétrica ser capaz de controlar sistemas de injeção modernos. As mais pequenas falhas nas leituras do sensor de medição de massa de ar podem dar origem a problemas no processo de injeção, afetando facilmente a eficiência e o desempenho do motor.


2 Quais são os primeiros sintomas de um sensor de medição de massa de ar com defeito?

Ruído de batida do motor, fumo negro, dificuldades na aceleração, luz de aviso do motor acesa, falha do motor em determinadas condições de arranque, ralenti errático e consumo de combustível elevado são alguns dos sinais a ter em conta, se um sensor de medição de massa de ar estiver com defeito.


3 O desempenho geral do sensor de medição de massa de ar pode decrescer sem sinais óbvios?

Sim, embora o sensor de medição de massa de ar possa apresentar vários sinais comuns quando não está a funcionar corretamente, por vezes o condutor não consegue detetar ligeiros desvios nas leituras do fluxo de ar.


4 A condução do veículo com um sensor de medição de massa de ar avariado pode afetar a vida útil de outros componentes do veículo, não relacionados com a parte elétrica e eletrónica?

Sim, a unidade de comando elétrica não é capaz de atingir 100% do desempenho da injeção de combustível, pelo que conduzir com um sensor de medição de massa de ar com defeito pode, consequentemente, conduzir a vários problemas dispendiosos, como o FPD ou mesmo a uma falha do motor devido a uma gestão imprecisa da injeção.


5 Qual é o principal fator externo que pode influenciar o funcionamento correto do sensor de medição de massa de ar num veículo?

O principal fator externo que pode afetar diretamente o desempenho e o funcionamento do sensor de medição de massa de ar é ar contaminado com poeiras ou partículas de emissão que passam pelo filtro de ar, atingindo diretamente o sensor. Para evitar que isto aconteça, a verificação e substituição do filtro de ar em intervalos bem definidos é uma forma simples e económica para prolongar a vida útil do sensor de medição de massa de ar.