VOLUME DE ENCHIMENTO DO SISTEMA DE AR-CONDICIONADO: VOLUMES DE ENCHIMENTO DE AGENTE DE REFRIGERAÇÃO E DE ÓLEO

Aqui, você poderá encontrar informações úteis e dicas valiosas sobre volumes de enchimento de agente de refrigeração e de óleo para sistemas de ar-condicionado em veículos.

O agente de refrigeração e o óleo de compressor são duas substâncias essenciais para qualquer sistema de ar-condicionado. Os volumes de enchimento corretos também são decisivos. Role pela página e descubra as diferentes variantes de agentes de refrigeração e óleos de compressor. Aqui, podem ser também encontrados avisos importantes sobre o enchimento do sistema de ar-condicionado com agente de refrigeração e uma tabela de volumes de enchimento de agente de refrigeração e de óleo.

Aviso de segurança importante As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas nesse site somente devem ser usadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

 

AGENTE DE REFRIGERAÇÃO R134A, R1234YF, R12: INFORMAÇÕES ÚTEIS

No mercado, ainda existem inúmeros veículos com sistemas de ar-condicionado que foram originalmente concebidos para o agente de refrigeração R12. O ano de 2001 marcou o fim oficial e definitivo do R12 para sistemas de ar-condicionado de veículos. A partir dessa data, os sistemas R12 tiveram que ser adaptados em trabalhos de manutenção ou de reparo. Como agente de refrigeração de reposição, foi e é usado o R134a, juntamente com alguns agentes de refrigeração "drop-in" (mistura de agentes de refrigeração).

 

Atualmente, o tema da conversão do R12 para o 134a ainda é muito debatido no setor dos Oldtimers e Youngtimers, assim como em alguns países não pertencentes à UE.

 

Na sequência da conversão, a estanqueidade do sistema tem que ser controlada. Os vazamentos devem ser eliminados previamente. Todos os componentes têm que ser controlados em termos de funcionamento e danos. O filtro secador deve ser substituído. Os anéis de vedação devem ser substituídos. Além disso, é necessário substituir o óleo mineral do sistema R12 por óleo PAG ou PAO. Na sequência disso, é recomendada também a lavagem do sistema de ar-condicionado.

 

Com um GWP (Global Warming Potential) de 1.430, o R134a apresenta um elevado potencial de aquecimento global. Através da Diretriz CE 2006/40/CE, foi decidido que, futuramente, apenas podem ser usados agentes de refrigeração com um GWP inferior a 150.

 

Assim, os sistemas de ar-condicionado de veículos da classe M1 (veículos de passageiros, veículos para transporte de passageiros até 8 lugares sentados) e da classe N1 (veículos utilitários com um peso total permitido de até 3,5 t), para os quais foi emitida uma homologação do tipo a partir de 01.01.2011, não podem mais ser abastecidos com R134a. Desde 01.01.2017, os veículos abastecidos com R134a não podem mais ser homologados. No entanto, o uso de R134a continua sendo permitido para trabalhos de manutenção e serviço em sistemas com R134a já existentes. O novo agente de refrigeração usado, com um GWP de 4, é R1234yf. Contudo, também é possível usar outros agentes de refrigeração, desde que o seu valor GWP seja inferior a 150. No futuro, será revelado em que medida todos os fabricantes de veículos mudarão para agentes de refrigeração iguais ou diferentes.

 

Naturalmente, esse aspecto tem influência sobre as oficinas e o seu pessoal de serviço. Parece inevitável a aquisição de novos aparelhos de serviço. Certamente, também será necessário prestar atenção a novas medidas relativas ao armazenamento e manejo dos novos agentes de refrigeração.

ENCHER O SISTEMA DE AR-CONDICIONADO — AVISOS DE SEGURANÇA E MANEJO DO AGENTE DE REFRIGERAÇÃO: DICAS PARA A OFICINA

Ao encher o sistema de ar-condicionado com agente de refrigeração e durante todos os trabalhos no circuito do agente de refrigeração, os seguintes avisos devem ser observados:

 

  • Usar sempre óculos de proteção e luvas de proteção! A uma pressão atmosférica e temperaturas ambiente normais, o agente de refrigeração evapora tão repentinamente que pode causar o congelamento dos tecidos, em caso de contato direto com os olhos ou pele (perigo de cegueira).
  • Em caso de contato, deve-se lavar a área afetada com água fria abundante. Não esfregar. Consultar imediatamente um médico!
  • O local de trabalho tem que estar bem ventilado durante a realização de trabalhos no circuito do agente de refrigeração. A inalação de elevadas concentrações de agente de refrigeração gasoso pode provocar náuseas e sufocamento. Os trabalhos no circuito do agente de refrigeração não podem ser realizados a partir de valetas de trabalho. Visto que o agente de refrigeração é mais pesado do que o ar, ele pode se acumular em elevadas concentrações.
  • Não fumar! O agente de refrigeração pode sofrer uma decomposição em substâncias tóxicas provocada pelo cigarro aceso.
  • O agente de refrigeração não pode entrar em contato com uma chama aberta ou com metal quente. Podem se formar gases perigosos.
  • Nunca deixar evacuar o agente de refrigeração para a atmosfera. Se o reservatório do agente de refrigeração ou o sistema de ar-condicionado forem abertos, o seu conteúdo sai a alta pressão. O nível da pressão depende da temperatura. Quanto mais alta for a temperatura, mais alta será a pressão.
  • Evitar toda e qualquer incidência de calor sobre os componentes do sistema de ar-condicionado. Os veículos não podem ser aquecidos a temperaturas superiores a 75 °C, após trabalhos de pintura (estufa de secagem). Caso contrário, deve-se esvaziar previamente o sistema de ar-condicionado.
  • Durante a desmontagem das mangueiras de serviço do veículo, as conexões não podem ser seguradas na direção do corpo. Podem sair resíduos de agente de refrigeração.
  • Durante a limpeza do veículo, o jato de vapor não pode ser direcionado diretamente para os componentes do sistema de ar-condicionado.
  • Nunca alterar o ajuste de fábrica do parafuso de regulagem na válvula de expansão.

VOLUME DE ENCHIMENTO DO AGENTE DE REFRIGERAÇÃO: TABELA

Quais são os volumes de enchimento corretos de acordo com os veículos? Em nosso atual manual sobre volumes de enchimento de agente de refrigeração e de óleo, você encontra a resposta precisa para a grande maioria dos veículos mais comuns.

VÍDEO SOBRE O TEMA

Análise do agente de refrigeração usando o "Inspektor"

Controle do sistema de ar-condicionado relativamente a impurezas, usando o "Inspektor".

 

60:40 min

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.