Verificar o regulador multifuncional

Aqui encontra informações úteis e dicas importantes sobre o tema dos reguladores multifuncionais (MFR) nos veículos.

Aviso importante de segurança As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

 

Regulador multifuncional (MFR): Princípios básicos

Devido à necessidade contínua de cada vez mais energia elétrica, são essenciais alternadores e reguladores particularmente eficientes e potentes. Estes devem permitir a gestão de consumo e das baterias. Por esse motivo, os reguladores híbridos estão a ser substituídos continuamente por reguladores monólitos com novas funções — os chamados reguladores multifuncionais.

Modo de funcionamento do regulador multifuncional: FUNCIONAMENTO

Os reguladores multifuncionais disponibilizam ainda as seguintes funções adicionais:

  • Monitorização da bateria (Sensing)
  • Monitorização da carga
  • Diagnóstico de erros
  • Apoio à gestão do motor
  • Controlo da carga (Load response)

Funcionamento detalhado do regulador multifuncional

Na monitorização da bateria, a tensão de carga da bateria é monitorizada através da ligação "S", que é normalmente ligada diretamente ao polo positivo da bateria. A ligação direta à bateria tem a vantagem de a diferença de voltagem, entre o alternador "+" e a bateria "+", ser tida em conta. Assim, a tensão de carga pode ser ainda melhor adaptada à tensão da bateria.

 

Com o controlo da carga é possível controlar a potência do alternador, durante o processo de arranque e com o motor em funcionamento. Isto significa que, durante o processo de arranque e diretamente após o arranque do motor, o alternador não fornece qualquer corrente elétrica. Assim, é evitado que o processo de arranque seja prolongado pela potência total (momento de travagem) do alternador. Se, durante a marcha, ocorrer o aumento do consumo e, portanto, um aumento do binário no alternador, este não é transferido diretamente para o motor. O controlo de carga aumenta lentamente a potência de saída do alternador.

 

O regulador multifuncional também regula a corrente de pré-excitação. Após ligar a ignição, o regulador inicia a regulação no ciclo ajustado. O alternador recebe a informação de que a ignição está ligada através do terminal de conexão "L". A luz de controlo do alternador permanece acesa enquanto a pré-excitação estiver ativa. A deteção da rotação do alternador é assegurada pela avaliação da tensão de fase. Em caso de falta de pré-excitação, por exemplo, devido a um contacto de encaixe com defeito, a excitação do alternador é assegurada pelo funcionamento de emergência. Através do corte da corrente de repouso, o consumo de corrente do regulador é reduzido para o mínimo possível, com a ignição desligada. 

 

Se o cabo de monitorização da bateria for desconectado do polo "+" da bateria, é realizada uma “regulação de emergência" através da ligação "B+" no alternador. Para proteger o regulador contra sobreaquecimento, é realizada a medição da temperatura no IC. Se a temperatura subir demasiado, a tensão do regulador é reduzida.

Ligações do regulador multifuncional

"L" = a ligação "L" tem várias funções. Através da ligação "L" é efetuada a indicação do funcionamento do alternador e dos erros ocorridos. Através da fase de saída da lâmpada é comandada a luz de controlo. Através de uma fase de saída de relé também podem ser ligados os consumidores, os quais apenas são ligados assim que o alternador atingir a sua potência máxima durante o funcionamento sem erros e falhas. Para isso, a ligação "L" disponibiliza uma corrente de saída através da fase de saída do relé. A fim de permitir a deteção de erros, todos os sinais são continuamente analisados pelo regulador e eventuais erros são detetados. A indicação de um erro é realizada através da ativação da luz de controlo, utilizando a fase de saída da lâmpada. As fases de saída das lâmpadas e dos relés estão protegidas contra sobrecargas e curto-circuitos. Neste contexto, a fase de saída das lâmpadas está ativa durante a pré-excitação do alternador ou sempre que for detetado um erro. A fase de saída do relé, para a ativação dos consumidores, está ativa durante o funcionamento do alternador sem erros, se a fase de saída das lâmpadas estiver inativa.

 

"S" = a ligação "S" está diretamente ligada ao polo "+" da bateria, a fim de medir a tensão da bateria como um valor real.

 

"DFM" = a ligação "DFM" (monitor DFM) permite registar o estado atual da carga do alternador. Assim, é possível reagir a certas situações como, por exemplo, o aumento da rotação ao ralenti ou a desativação de consumidores desnecessários. Na ligação "DFM” é possível analisar a curva do sinal do "DF".

 

"W” = na ligação "W” é possível obter acesso ao sinal de tensão de uma fase do alternador.

Consequências gerais e causas da avaria de um regulador multifuncional: Causa da avaria

A avaria do regulador multifuncional pode ter as seguintes consequências:

  • Iluminação da luz de controlo do alternador
  • Bateria descarregada

 

As causas da avaria podem ser as seguintes:

  • Interrupção da fase de saída
  • Sobretensão na rede de bordo
  • Interrupção no cabo de carregamento
  • Interrupção no cabo de carregamento da bateria
  • Erro no alternador (rutura da correia de transmissão, curto-circuito no circuito de excitação, ..)

 

Consoante o tipo de regulador, estes erros podem ser identificados pelo regulador multifuncional.

Verificar o regulador multifuncional: Localização de erros

Controlo visual

  • Controlar a instalação e a conexão correta de todas as uniões de cabos e dos contactos de encaixe.
  • Controlar a tensão correta e a existência de eventuais fissuras na correia de transmissão do alternador.

Medir a tensão do alternador

Medir a tensão do alternador/corrente do alternador na bateria (observar as instruções do fabricante, diferenças entre fabricantes). Medição ao ralenti e com motor a uma rotação mais elevada, sem e com consumidores ativos.

Verificação do sinal na ligação do regulador “DFM”

Analisar o sinal com o osciloscópio na ligação DFM. O sinal apresentado reflete o fator de utilização da corrente de excitação. O fator de utilização deve alterar-se consoante o estado de carga do alternador.

LINK DICA

Aqui encontra dicas e ajuda para sintomas específicos e causas de avaria de um alternador. Além disso, mostramos-lhe nesta página como pode verificar o sistema de carregamento, por exemplo, através de um controlo visual antes do diagnóstico, verificação das baterias, a verificação do alternador e a verificação com o aparelho de diagnóstico. Aqui encontra mais informações sobre motores de arranque e alternadores da Hella.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.