Regular e substituir faróis LED

Aqui você encontra informações úteis e dicas valiosas relacionadas com a temática da substituição e regulagem de um farol LED em um Mercedes-Benz W212.

As informações e trabalhos de serviço seguintes são realizados exemplarmente em um Mercedes-Benz W212 (ano de fabrico 2014), mas também podem ser aplicados a outros modelos de automóveis com sistemas similares.

Aviso de segurança importante As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas nesse site somente devem ser usadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

 

As exigências crescentes à iluminação de veículos, aumentam os desafios para o sistema de iluminação no veículo motorizado. Faróis LED com funções de luz inovadoras estão integrados tecnicamente nos sistemas de modelos automotivos modernos. O monitoramento das funções é realizado por módulos de comando supraordenados. Uma substituição aparentemente simples de um farol exige passos de trabalho especiais para um diagnóstico e reparo profissionais.

 

As informações e trabalhos de serviço seguintes são realizados exemplarmente em um Mercedes-Benz W212 (ano de fabrico 2014), mas também podem ser aplicados a outros modelos de automóveis com sistemas similares.  

Componentes do sistema

MÓDULO DE ALCANCE/VARIO-LED

Estruturação: 1. Lente em plástico 2. Porta-lente 3. Fonte de luz LED Chip 2*6 4. Cilindro Vario com IHC+ funcionalidade 5. Sensores CIPOS para a posição do cilindro

 

O módulo LED Chip de 2*6 vezes/módulo de alcance produz um fluxo luminoso de até 2.765 lm, em que a iluminação da pista de rolamento apoia otimizadamente o motorista nas diversas distribuições de luz.

MÓDULO DE LUZ EXTERNA FRONTAL

Estruturação: 1. Lente/refletor, porta-lente 2. Estrutura de suporte 3. Grupo de cabos 4. Sensor térmico 5. Elemento de contato+LED 6. Dissipador térmico

 

O módulo de luz externa frontal Chip 5 produz um fluxo luminoso de até 1.260 lm, permitindo atingir uma iluminação homogênea do "campo aproximado".

ISD (INDICADOR DO SENTIDO DE DESLOCAMENTO)

LED ISD; suporte do condutor de luz com 8 LEDs e lentes convergentes.

LUZ DE CIRCULAÇÃO DIURNA/LUZ DE POSIÇÃO SUPERIOR/INFERIOR

LED LCD LP distribuição da luz tecnologia de condutores de luz.

LUZ DE CONVERSÃO LED

Diafragma dos feixes para a iluminação precisa da área de conversão.

MÓDULO DE COMANDO (LCU) LIGHT CONTROL
UNIT MÓDULO DE COMANDO (HLI MAX)

Os módulos de comando da luz comandam as diversas funções como, por exemplo, as funções de luz, ventilador do farol/gestão térmica, funções modulares Vario-LED, etc.

 

Além disso, os módulos de comando regulam — com o sistema do veículo — via CAN-Bus, as distribuições de luz para cada situação de marcha através do módulo Vario-LED.

  • (Cilindro) Adaptive Light Actuator
  • (Regulagem em altura) Vertical Light Actuator
  • (Luz de curva/Função giratória) Curve Light Actuator

FARÓIS COM VENTILADOR

Os LEDs de alta performance, com seu enorme rendimento luminoso produzido em uma relativamente pequena superfície do chip — tal como todos os componentes eletrônicos — têm de ser operados em uma respectiva faixa de temperatura. Para isso são integrados ventiladores robustos — especialmente desenvolvidos para a tecnologia de faróis — em uma gestão térmica inteligente.

Faróis LED com defeito: Sintomas

A falha dos faróis LED pode ter as consequências seguintes:

  • Luz de advertência brilha (dependendo do sistema)
  • Registro de erro no respectivo módulo de comando do farol

Causas de um farol LED com defeito: Causas da falha

As seguintes causas podem ser responsáveis pela falha ou pelo mau funcionamento:

  • Alimentação da tensão com defeito
  • Danos externos, acidente
  • Sistema do veículo, valores CAN-Bus não plausíveis
  • Falha da eletrônica do farol
  • Módulo de comando com defeito
  • Ventilador do farol com defeito

Verificar o farol LED: Detecção de erros

Os faróis LED ou a iluminação do veículo são monitorados por módulos de comando supraordenados. Os erros ocorridos são registrados na memória de falhas do módulo de comando e podem ser consultados com um equipamento de diagnóstico

 

Em alguns modelos de veículos, um erro no sistema pode ser complementarmente acompanhado por um aviso de advertência no display do painel de instrumentos. Porém, antes de iniciar o diagnóstico do módulo de comando, recomenda-se que, em uma primeira fase da detecção de erros, seja realizado um controle visual nos vários componentes do sistema. 

Diagnóstico dos módulos de comando

No âmbito de um diagnóstico do módulo de comando, é possível recorrer a diversas funções e informações do veículo.

Código de falha   Com essa função, é possível consultar os códigos de falha registrados na memória de falhas. Para a posterior detecção de erros, são apresentados, na descrição dos códigos de falha, avisos gerais sobre as possíveis consequências e causas (Figura 1).

 

Parâmetros Nessa função, é possível selecionar e ilustrar valores de medição atuais do módulo de comando para diferentes funções de luz (Figura 2).

 

Teste do atuador  Nessa função, é possível comandar separadamente funções do farol específicas do veículo (Figura 3).

Regular os faróis LED: Instruções

Preparação da regulagem dos faróis

Antes de ser possível regular os faróis têm que ser realizados os seguintes trabalhos no veículo: 

  • Verificar a pressão dos pneus e, se necessário, corrigir.
  • Verificar o carregamento do veículo.
  • Assegurar o nível do veículo corretamente calibrado em veículos que estiveram anteriormente suspensos em um elevador; dirigir esses veículos alguns metros para que a suspensão "assente".
  • Ajustar o volante na "direção reta em frente".
  • Fechar todas as portas.
  • Consultar a pré-inclinação específica do veículo; nesse caso 1%.
  • Alinhar o SEG à frente do veículo/farol
AVISO

O veículo e o aparelho de regulagem dos faróis devem estar sobre um piso plano e nivelado (local de regulagem dos faróis de acordo com os requisitos específicos do país).

 

Para apoiar a rede de bordo se aconselha a conectar um carregador de bateria adequado.

Regular os faróis com o aparelho de regulagem dos faróis

As diferentes possibilidades de diagnóstico foram apresentadas, a título de exemplo, com base no equipamento de diagnóstico mega macs 77. A profundidade de verificação e a diversidade de funções podem variar consoante o fabricante do veículo e dependem da configuração do sistema do módulo de comando.

Realizar os passos seguintes no equipamento de diagnóstico/veículo

Conectar um equipamento de diagnóstico e alinhar o aparelho de regulagem dos faróis à frente do veículo.

  • Selecionar o veículo
  • Ligar a ignição
  • Ler e deletar a memória de falhas
  • Selecionar o ajuste básico "Regular os faróis" 
  • Selecionar o ajuste zero 
  • Ligar os faróis
  • Confirmar o ajuste zero. Dessa forma, os faróis são ajustados no ajuste básico "Regular os faróis". 
  • Realizar a regulagem dos faróis.

Regular a roda de escala e a luz

Regular a roda de escala no SEG analógico em 1%. Regular a luz mecanicamente em posição horizontal na linha de referência da regulagem em altura ou o limite claro/escuro vertical na linha O° (Figura 4).

 

Usar no SEG digital a seleção do veículo/do sistema de faróis. Selecionar a pré-inclinação de 1% . Em seguida, com a ajuda das linhas digitais, regular mecanicamente a luz de forma correta (Figura 5).

Confirmar os novos valores

Confirmar os novos valores no equipamento de diagnóstico após a regulagem.

DURANTE A MONTAGEM DOS FARÓIS LED SE DEVE ATENTAR OS SEGUINTES PONTOS:
  • Imobilizar o veículo para evitar seu deslocamento inadvertido
  • Desconectar o sistema da corrente elétrica, remover a chave da ignição
  • Desmontar as rodas, para-lamas internos e o para-choque
  • Desconectar as conexões elétricas
  • Desmontar os faróis
  • !!! ESD — Prestar atenção à proteção durante o manejo de componentes eletrônicos.
  • Montar os módulos de comando nos novos faróis, em um local de trabalho separado. Durante esses trabalhos prestar atenção aos encaixes corretos dos conectores e ao assento correto dos vedantes. Prestar atenção aos torques de aperto!
  • Ajustar a altura dos parafusos de fixação entre o farol novo/antigo. Isso é particularmente útil para manter as mesmas folgas na carroceria, para-choques e faróis, aquando da montagem.
  • Adaptação: em alguns casos, pode ser necessário que os faróis LED tenham de ser configurados para o veículo, após a montagem e antes da regulagem. Para isso, tem que ser estabelecida uma conexão entre o veículo e o servidor do fabricante automotivo. Para isso, deve-se conectar o equipamento de diagnóstico ou a unidade com o servidor, de acordo com as instruções do fabricante, e seguir as instruções no aplicativo do fabricante automotivo.  
AVISO DE REPARO

Os trabalhos de reparo no sistema de iluminação do veículo somente devem ser realizados por técnicos especializados devidamente qualificados. Trabalhos de reparo mal executados podem provocar falhas no sistema e ferimentos consideráveis. Ter atenção aos avisos de segurança e de montagem, dos respectivos fabricantes de sistemas e automotivos, durante todos os trabalhos de reparo no sistema de iluminação.

Substituir os faróis LED no Mercedes-Benz W212: VÍDEO

Substituição de um farol totalmente LED no Mercedes-Benz W212

Nesse vídeo mostramos a substituição profissional de um farol totalmente LED, em um Mercedes-Benz W212 (ano de fabrico 2014).

Substituir os módulos de comando do farol — programar/codificar módulos de comando: Instruções

Após substituir o farol, componentes individuais ou módulos de comando, pode ser necessário adaptar ou ajustar o software do módulo para a respectiva periferia do veículo! Dependendo do procedimento de reparo, os códigos LED podem ser codificados ou podem ser registrados novos módulos de comando. Esses procedimentos são geralmente realizados on-line com um equipamento de diagnóstico. Isso requer uma autorização de acesso ao portal on-line do respectivo fabricante do veículo.

 

Neste exemplo prático, a configuração dos faróis LED é realizada usando um equipamento de diagnóstico Hella Gutmann macsRemote e MacsRemote Services.

Programar os módulos de comando: Instruções

A programação é realizada remotamente usando um equipamento de diagnóstico adequado. A única coisa de que precisa é uma conexão estável com o servidor do respectivo fabricante do veículo.

 

Por exemplo, após a substituição de um módulo de comando, são realizados os seguintes procedimentos e funções de programação.

 

Após a conexão com o veículo, é primeiro solicitada a identificação do veículo e os códigos dos módulos de comando. Após a identificação bem-sucedida, os novos módulos de comando são inicializados. Neste processo automatizado, o hardware, a versão do software e a variante do módulo de comando são registrados e configurados no veículo.

 

Dependendo do veículo e da configuração do sistema, são realizadas as seguintes adaptações para o comissionamento:

  • Atualização do software de base
  • Variante do módulo de comando
  • Adaptação dos segmentos de registro do veículo VCD 
    • Luz baixa
    • Luz de curva ativa
    • Luz de rodovia
    • Luz alta
    • Luz de neblina, ampliada
    • Luz offroad
    • Luz de circulação diurna
    • Luz de advertência
    • Luz indicadora de direção
    • Parâmetros do motor de passo
    • Configuração da cor da luz LED
    • Registros avançados específicos do veículo

 

Após uma programação bem-sucedida, é realizado automaticamente um teste de funcionamento no farol. Neste ciclo de referenciamento são testadas as funções do farol (Figura 01 a Figura 04).

Programar/codificar módulos de comando dos faróis: VÍDEO

Código LED: Instruções

No âmbito da programação, a cor das lanternas LED também é configurada.

 

Essa função é necessária para coordenar de forma ideal as lanternas LED do novo farol, com a configuração do veículo.

 

O código LED é atribuído individualmente à respectiva unidade de iluminação e é afixado na carcaça do farol. Durante a programação, o código LED tem que ser lido e inserido no aplicativo de diagnóstico.

AVISO

Para evitar atrasos desnecessários na programação, fotografe o código LED antes da montagem do farol LED!

Codificação de outras funções: Instruções

Dependendo do modelo do veículo e da região onde vai ser usado, pode ser necessária uma adaptação posterior dos faróis. Dependendo da função, essa adaptação pode ser realizada através da eletrônica do veículo ou por um suporte técnico on-line.

 

Devem ser adaptados, por exemplo, os requisitos específicos do país.

 

Os regulamentos/requisitos específicos do país podem ser, por exemplo, as seguintes condições de ativação do farol.

Codificações de luz:

  • Luz de circulação diurna ligada
  • Luz de circulação diurna desligada
  • Luz de circulação diurna ligada + Lanterna de marcha à ré ligada
  • Coming home, leaving home ligado
  • Coming home, leaving home desligado
  • Distribuição inteligente da luz dos faróis (circulação pela esquerda com direção à esquerda)
Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.