Programar e reprogramar sensores de pressão dos pneus

Aqui, você encontra informações úteis e dicas valiosas relacionadas com o tema da programação dos sensores da pressão dos pneus ou a reprogramação dos sensores TMPS.

Neste artigo exemplificamos a configuração dos sensores TMPS universais HELLA em um Volkswagen Passat B8. Este modelo está equipado de série com um sistema de controle da pressão dos pneus, composto por quatro sensores de pressão e válvulas dos pneus em alumínio.

Aviso de segurança importante
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas nesse site somente devem ser usadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

 

Sensor da pressão do pneu: Informações úteis

O sensor de monitoramento da pressão dos pneus universal da HELLA pode ser montado em praticamente todos os aros das rodas originais ou complementares. Se necessário, os sensores também podem ser trocados individualmente ou combinados com outros sensores originais. As hastes dos sensores da pressão dos pneus universais estão disponíveis nas versões borracha, alumínio prateado ou alumínio preto.

 

O sensor TMPS envia seus valores de medição via radiofrequência para o módulo de comando do sistema supraordenado. Se for detectada uma queda da pressão em um dos pneus, o sistema transmite uma mensagem de aviso ótica ou acústica no display do veículo. O motorista é advertido prematuramente e pode, assim, evitar futuros danos no veículo ao até mesmo situações perigosas.

 

Antes de montar o sensor de monitoramento da pressão dos pneus universal, este tem que ser configurado para o respectivo veículo com um equipamento de diagnóstico. O sensor não pode ser utilizado sem ser previamente configurado.

DADOS TÉCNICOS

  • Frequência: 433Mhz (Europa)
  • Faixa de controle da pressão: 0–8,9 bar
  • Alimentação da tensão: bateria de iões de lítio 3,0 V integrada
  • Peso: aprox. 43 g
  • Temperatura de funcionamento: -40 °C até 125 °C
  • Faixa de tolerância da pressão: ±1,5 psi (0,103 bar)
  • Certificação: CE / SAE J2657

Controlar o sensor do pneu: Avisos

Diagnóstico de entrada

Antes de montar os novos sensores, por exemplo, para os pneus de inverno, deve-se realizar um diagnóstico e controlar se o sistema de controle da pressão dos pneus (TMPS) está funcionando corretamente. Esse diagnóstico pode ser realizado, consoante o modelo, através do computador de bordo ou através de um diagnóstico do módulo de comando.

 

Na maioria dos casos, o primeiro diagnóstico é realizado na entrada do veículo na oficina. Se a luz de advertência TMPS desligar no painel de instrumentos após a partida do motor e se permanecer desligada durante a marcha, isso significa normalmente que todos os sensores transmitem seus valores para o módulo de comando. Para assegurar que após a montagem tudo funciona corretamente, deve-se proceder a uma leitura da memória de falhas.

Controlar os sensores TMPS com um equipamento de diagnóstico TMPS

Outra possibilidade de controle é o diagnóstico dos sensores TMPS com um equipamento de diagnóstico TMPS. Muitos equipamentos de serviço permitem aqui a seleção da função "Controlar sensor". Nessa função, o equipamento é posicionado com a antena junto do flanco do pneu, na altura da válvula, e o respectivo impulso de trigger é acionado pressionando um botão. O equipamento de diagnóstico aciona o sensor e os valores são exibidos no display. Seguidamente é possível ler o código ID, a pressão do pneu, a frequência, a temperatura e o estado da bateria do sensor.

 

Seguidamente, a função da luz de advertência TMPS é controlada no painel de instrumentos. Após a partida do motor, a luz não deve mais brilhar ou piscar. Uma luz de controle acesa sinaliza, por norma, uma pressão incorreta do pneu. Apenas uma luz de controle que brilha continuamente ou de forma intermitente significa que um componente do sistema TMPS está com defeito.

Dicas e avisos

A leitura dos dados dos sensores deve ser sempre registrada no protocolo de entrada, com os respectivos dados do veículo e a quilometragem. Assim, é assegurada toda a transparência no histórico do veículo, em caso de posteriores trabalhos de reparo no sistema TMPS.

 

Antes de iniciar os trabalhos de diagnóstico ou de reparo, recomenda-se que, em uma primeira fase, seja realizado um controle visual nos vários componentes do sistema. Assim, é possível localizar danos nas rodas, nos aros das rodas ou nas válvulas, sem grande esforço de montagem/desmontagem.

Selecionar sensor TMPS

A peça de reposição correta é essencial para o reparo correto. Devido ao vasto número de modelos e de peças de reposição, a atribuição correta da peça de reposição apenas é possível com base nos respectivos dados do veículo que constam na respectiva documentação do veículo. Com essa documentação em mãos é possível pesquisar as peças de reposição no catálogo de peças eletrônico ou até mesmo no próprio equipamento de diagnóstico TMPS (consoante o fabricante). Assim, é possível assegurar que o sensor de monitoramento da pressão dos pneus seja corretamente montado, configurado e seguidamente detectado pelo sistema TMPS.

Universelle Reifendruckkontrollsensoren programmieren und anlernen

Universelle Reifendruckkontrollsensoren programmieren und anlernen: VIDEO

In diesem Video erhalten Sie wichtige Reparaturhinweise zum Programmieren und Anlernen der universellen Reifendruckkontrollsensoren.

Programar e reprogramar os sensores TMPS universais: Instruções

A ID do novo sensor TMPS universal pode ser criada de novo ou pode ser transferida (copiada) de um sensor existente. Contudo, se conforme exibido de seguida, forem necessários quatro sensores para um novo conjunto de pneus de inverno, é possível transferir os dados dos sensores antigos dos pneus de verão para os sensores novos. Assim, a programação dos sensores pode ser realizada antes da respectiva montagem no aro da roda e é realizada por radiofrequência com um aparelho de programação TMPS.
Nesse contexto é importante que os novos sensores sejam devidamente marcados e que sejam mais tarde montados na posição correta do eixo.

 

Antes de ser possível começar com a configuração dos sensores, é necessário definir o fabricante e o tipo do sensor TMPS, bem como os respectivos dados do veículo, após a seleção da função.

Ler e copiar a ID do sensor TMPS

Selecionar a função desejada para copiar os sensores no equipamento de diagnóstico, em seguida efetuar a leitura dos dados ID dos sensores antigos e transferir para os sensores novos.

 

  • Posicionar o aparelho TMPS, com a antena junto do pneu e na posição da válvula do pneu, e pressionar o botão iniciar
  • No final da transmissão, a ID do sensor antigo é exibida no display.
  • Repetir os procedimentos (conforme exibido no aparelho) em todos os outros sensores TMPS

 

Após a leitura bem sucedida de todos os sensores TMPS, todos os valores são exibidos no display e é possível iniciar a transferência dos dados ID dos sensores.

Transferir ID do sensor TMPS

Proceder da seguinte forma para copiar os dados:

  • Posicionar um novo sensor da pressão do pneu junto da antena e pressionar o botão iniciar. A transferência é sinalizada com "Processando" e "Controle". No final da transferência, a ID do sensor é exibida no display
  • Em seguida, repetir o procedimento em todos os outros sensores TMPS

 

Se todos os dados tiverem sido transferidos com sucesso, esse status é exibido no display para todos os sensores.  
Assim que todos os sensores tiverem sido programados com sucesso, esses podem ser montados nos aros das rodas e podem ser montados os pneus.

Criar nova ID de sensor TMPS

Se em um veículo apenas um sensor estiver com defeito, é possível substituir apenas esse.

 

Como não é possível copiar dados do sensor com defeito, é necessário criar uma nova ID para esse sensor e reprogramar essa ID no veículo. Para isso é selecionada e iniciada a respectiva função no equipamento de diagnóstico. Seguidamente, o usuário tem que seguir as instruções no equipamento de diagnóstico. No final da transferência, a ID do sensor é exibida no display.

 

Aviso!
Os códigos ID criados de novo têm que ser seguidamente registrados no veículo, ou seja, tem que ser executado o processo de reprogramação do respectivo fabricante automotivo. Se um código tiver sido copiado de um sensor, por norma, não é necessário efetuar o registro.

Reprogramar os sensores da pressão dos pneus

Existem diferentes processos de reprogramação que variam consoante o fabricante automotivo e o sistema de controle da pressão dos pneus. Dependendo do tipo de modelo, este processo pode ser realizado através do menu do veículo ou através da interface OBD, usando um equipamento de diagnóstico adequado.

 

Neste exemplo prático com um Passat B8, não é necessária uma reprogramação manual após a troca dos sensores da pressão dos pneus. Os sensores TMPS e respectivas posições são detectados automaticamente pelo sistema durante um teste de rodagem. Durante esse teste de rodagem, a velocidade do veículo tem que ser superior a 25 km/h.

 

Em alguns casos, o processo de reprogramação pode demorar até 20 minutos.

Ajuste básico do sistema de controle da pressão dos pneus

No âmbito do ajuste básico todos os valores antigos dos sensores da pressão dos pneus são zerados e os novos dados atuais são salvados. O ajuste básico é necessário após a troca de um sensor TMPS ou a troca de uma roda, uma vez que diferentes pressões dos pneus podem conduzir a informações incorretas no sistema.

 

Ajuste básico das pressões dos pneus no Passat B8 — Veículos com sistema Infotainment:

  • Ligar a ignição
  • Ligar o sistema de Infotainment
  • Pressionar o botão CAR no sistema Infotainment
  • Pressionar o ponto de menu "SETUP" na tela
  • Pressionar o ponto de menu "Pneus" na tela
  • Pressionar o ponto de menu "SET" na tela
  • Pressionar o ponto de menu "Confirmar" na tela.

 
O ponto de menu para a adaptação não é exibido, se todas as pressões dos pneus determinadas pelo módulo de comando cumprirem as especificações do fabricante!

 

Ajuste básico das pressões dos pneus no Passat B8 — Veículos sem sistema Infotainment:

  • Verificar a pressão dos pneus e, se necessário, corrigir
  • Pressionar o botão de indicação do controle da pressão dos pneus e manter pressionado até ouvir um sinal sonoro de confirmação.

 

Detalhes e outras informações devem ser consultados no manual de instruções específico do veículo!

Montar o sensor da pressão do pneu — Avisos para a montagem dos sensores TMPS: Instruções

Sensor TMPS com válvula em borracha de encaixe

Se forem necessários trabalhos de reparo, recomendamos os seguintes procedimentos:

 

1. Revestir a válvula em borracha com uma pasta de montagem adequada (Figura 2). 

2. Inserir a válvula em borracha pelo aro da roda e posicionar o sensor. Para isso, montar a válvula com uma ferramenta de posicionamento adequada e prestar atenção para que o sensor não fique emperrado (Figura 3).

3. Em seguida, assegurar que a válvula está diretamente encostada no aro da roda (Figura 4).

Sensor TMPS com válvula em alumínio de encaixe

Se forem necessários trabalhos de reparo, recomendamos os seguintes procedimentos:

 

1. Inserir a válvula no aro da roda e encostar o sensor o mais próximo possível da margem do aro da roda (Figura 6).

2. Conduzir a porca de capa sobre a válvula, enroscar e apertar manualmente. Em seguida, apertar a porca de capa com um torquímetro e 4 Nm (Figura 7).

3. Ilustração de um sensor TMPS corretamente instalado (Figura 8).

Montar pneus com TMPS — Avisos para a montagem dos pneus: Avisos

Após a montagem correta dos sensores podem ser montados os pneus nos aros das rodas. Para evitar danos ou o mau funcionamento do sensor durante a montagem do pneu, deve-se prestar atenção aos avisos seguintes:

  • Durante a montagem do pneu deve-se posicionar o cabeçote de montagem no lado oposto do sensor TPMS
  • O sensor da pressão do pneu não deve ser lubrificado com pasta de montagem. Esta pode causar falhas de funcionamento ou a falha total do componente.
  • O sensor não deve ser encravado entre o talão do pneu e o aro da roda
  • Após a montagem de novos sensores TPMS, deve ser realizado o processo de reprogramação de acordo com as especificações do respectivo fabricante automotivo
  • O uso de pó de balanceamento de pneus ou de produtos de reparo (machão, plugue, etc.) podem causar maus funcionamentos ou a falha total do sensor

Avisos de manutenção e de reparo: Avisos

Durante a troca dos sensores da pressão dos pneus têm que ser sempre respeitados os avisos de montagem e de reparo dos fabricantes automotivos e dos respectivos produtos.


Se necessário, deve-se usar as ferramentas de montagem ou de desmontagem prescritas pelo fabricante do veículo.


Os trabalhos em um sistema de controle da pressão dos pneus devem ser sempre realizados por um técnico qualificado ou por um mecânico com o devido treinamento.

Aviso

As diferentes possibilidades de diagnóstico foram apresentadas, a título de exemplo, com base no equipamento de diagnóstico mega macs 77 e Ateq TPMS. A extensão de controle e a variedade das funções varia consoante a respectiva configuração do sistema do módulo de comando do veículo.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.