Codificar a chave do veículo e trocar a bateria

Aqui, você encontra informações úteis e dicas valiosas relacionadas com o tema da codificação da chave do veículo ou a programação do emissor manual por radiofrequência.

Nesse capítulo, iremos nos focar na chave de ignição equipada com um comando remoto com 3 botões (chave canivete), usada pelo grupo Volkswagen para as marcas automotivas Skoda, Volkswagen e Seat. Com essa chave do veículo, ele pode ser aberto e fechado de forma mecânica e remota.

Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

ÍNDICE

A chave de controle remoto para o carro: FUNCIONAMENTO

Os modernos sistemas de acesso dos veículos são compostos por chaves de controle remoto e respectivas unidades de recepção. Através de um comando por botões localizados no comando remoto, são acionadas diversas funções de conforto no veículo. Os sinais dos comandos remotos são recebidos pelo módulo de comando responsável pela liberação de acesso e de partida do motor, no sistema de conforto do veículo. Após uma identificação positiva, o acesso ao veículo é liberado e as portas são abertas. Em seguida, iremos nos focar na chave de ignição equipada com um comando remoto com 3 botões (chave canivete), usada pelo grupo Volkswagen para as marcas automotivas Skoda, Volkswagen e Seat. Com essa chave do veículo, ele pode ser aberto e fechado de forma mecânica e remota.

Estrutura e funcionamento

O emissor manual por radiofrequência forma, juntamente com a parte inferior da chave, uma unidade como chave de ignição do respectivo veículo. Na parte inferior da chave estão integrados o transpônder do bloqueio de partida e o palhetão da chave. O palhetão da chave permite a abertura mecânica do veículo na respectiva fechadura da porta e permite ainda ligar o motor na fechadura de ignição. O transpônder integrado é necessário para desativar o bloqueio de partida, antes de ligar o motor.

 

O emissor manual por radiofrequência (também designado por unidade emissora ou caixa emissora) é usado para travar e destravar as portas do veículo através do sistema de travamento central.

 

A estrutura e as funções do emissor manual por radiofrequência podem variar consoante o modelo do veículo e o país em que ele está homologado.

 

Nos veículos destinados ao mercado europeu são, por norma, usados emissores manuais por radiofrequência com uma frequência de 433 MHZ ou 434 MHZ. No mercado americano ou asiático, é usada a frequência de 315 MHZ. 

 

Opcionalmente, ou especificamente do país, pode estar integrado um botão de emergência vermelho na lateral da carcaça. Quando o botão vermelho é pressionado, é acionado um alarme acústico e óptico no veículo, que pode ser útil em uma situação de emergência ou quando se pretende localizar o veículo em lugares de estacionamento confusos.

Aviso

Em situações em que a bateria do veículo esteja completamente descarregada ou a transmissão por radiofrequência não funcione, o veículo pode ser aberto mecanicamente com o cilindro de fechamento. 

Trocar a bateria da chave do carro: Instruções

Separar a parte inferior da chave e o emissor manual por radiofrequência

Abrir o palhetão da chave. Separar a parte inferior da chave e o emissor manual por radiofrequência. Para isso, colocar uma chave de fenda na folga entre as duas partes da carcaça e alavancar até separar.

Abrir a carcaça da chave de controle remoto

Para isso, colocar o palhetão da chave entre a parte superior e inferior da carcaça e alavancar até abrir.

Trocar a bateria

Retirar a bateria da parte da carcaça. Colocar a bateria nova e observar polaridade. Montar novamente a chave do veículo na ordem inversa.

Aviso

Durante a colocação da bateria, não se deve tocar, com os dedos, simultaneamente nos dois polos da bateria. Esse procedimento, combinado com umidade, produz um curto-circuito e pode reduzir substancialmente a vida útil da bateria. Nesse caso, recomenda-se o uso de uma pinça de plástico ou de uma luva descartável. 

Codificar a chave do carro ou programar o emissor manual por radiofrequência: Instruções

Sempre que for necessário um novo emissor manual por radiofrequência devido a perda ou defeito do anterior, ele tem que ser programado novamente no veículo. Para a programação, são necessárias todas as chaves do veículo, ou seja, os emissores manuais por radiofrequência e um equipamento de diagnóstico adequado. A programação de todos os emissores manuais por radiofrequência que já tenham sido programados no veículo é excluída durante a reprogramação.

 

Nesse exemplo, a programação será ilustrada com recurso a um equipamento de diagnóstico mega macs 77.

Separar a parte da carcaça do emissor manual por radiofrequência e conectar o equipamento de diagnóstico

Separar, em uma chave do veículo, a parte da carcaça com palhetão da chave e o transpônder do emissor manual por radiofrequência. Para isso, colocar uma chave de fenda na folga entre as duas partes da carcaça e alavancar até separar.

 

Inserir os dados do veículo no equipamento de diagnóstico. Conectar o equipamento de diagnóstico com a interface de comunicação do veículo.

Inserir a parte da carcaça na fechadura de ignição e ligar a ignição

Inserir a parte inferior da carcaça com palhetão da chave e transpônder na fechadura de ignição e ligar a ignição. Em seguida, fechar a porta do motorista com a janela aberta.

Executar o passo individual com o equipamento de diagnóstico

  • Selecionar a função "Codificação — Programar comando remoto" e seguir as restantes instruções do equipamento de diagnóstico (Figura 1).
  • Inserir o número total de todos os emissores manuais por radiofrequência que devem ser programados e, em seguida, confirmar (Figura 2).
  • Confirmar a substituição dos dados do equipamento de diagnóstico (Figura 3).
  • Solicitação de entrada, através do equipamento de diagnóstico, para os restantes procedimentos de programação dos comandos remotos (Figura 4).

Pressionar o botão de destravamento

Dentro de 15 segundos após solicitação, tem que ser pressionado, sequencialmente e em cada uma das chaves a serem programadas, o botão de destravamento (Figura 5).

A detecção do sinal e a programação do respectivo emissor manual por radiofrequência são confirmadas pela breve iluminação das lanternas indicadoras de direção (Figura 6).

Confirmar a entrada no equipamento de diagnóstico

Após terem sido pressionados os botões em todos os emissores manuais por radiofrequência, a entrada tem que ser confirmada em seguida, no equipamento de diagnóstico. Assim que todas as entradas estiverem concluídas com sucesso, esse estado é confirmado pelo equipamento de diagnóstico.

 

No final da programação, montar novamente todas as chaves de veículo e realizar um controle de funcionamento de todas as funções dos botões do comando remoto.

AVISO DE REPARO

Antes do comissionamento, tem que ser programado um novo emissor manual por radiofrequência no travamento central do respectivo veículo! Em caso de uma nova encomenda do emissor manual por radiofrequência, devem ser impreterivelmente observados o modelo, o número de botões, a frequência de emissão e a posição do LED. Adicionalmente, encontra-se um número de identificação em cada emissor manual, o qual deverá ser usado como referência para a pesquisa de peças de substituição. Um emissor manual do veículo atribuído incorretamente não pode ser programado no mesmo. Observe, nesse contexto, o folheto informativo do produto e os respectivos avisos de reparo do fabricante do veículo!

Codificar a chave do carro ou programar o emissor manual por radiofrequência, por exemplo, em um VW Golf 5 Plus: VÍDEO

Nesse vídeo, mostramos, como exemplo, como você pode codificar uma chave do carro ou programar um emissor manual por radiofrequência em um VW Golf 5 Plus e um equipamento mega macs 77.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.