Auxílio de estacionamento por ultrassons — Park Distance Control (PDC)

Informações úteis e dicas valiosas sobre o auxílio de estacionamento por ultrassons.

Aviso importante de segurança
As seguintes informações técnicas e dicas práticas foram elaboradas pela HELLA, com o intuito de apoiar as oficinas profissionalmente nos trabalhos do dia a dia. As informações disponibilizadas neste web site apenas devem ser utilizadas por pessoal especializado e devidamente qualificado.

O que significa Park Distance Control (PDC): Princípios básicos

O auxílio de estacionamento é um sistema de assistência ao motorista que apoia o motorista nas manobras e no estacionamento, alertando-o para obstáculos próximos do veículo.

 

O auxílio de estacionamento clássico trabalha com ultrassons que são emitidos por vários sensores. O motorista é alertado de forma visual ou acústica, assim que for detectado um obstáculo. Quanto maior for o número de sensores de ultrassons instalados no veículo, mais preciso é o resultado de medição. Dependendo do tipo de veículo ou sistema, podem estar instalados indicadores LED, ilustrações gráficas na tela ou um transmissor de sinal exclusivamente acústico.

Designações dos sistemas de alguns fabricantes automotivos

Acoustic- Parking- System (APS)Audi
Park- Distance- Control (PDC)Volkswagen, Seat, Skoda, BMW, Toyota, Ford, Mazda, Range Rover, Volvo
Parking- Assist- Module (PAM)Ford
ParktronicMercedes Benz
Parking-Assist-System (PAS)Volvo

Auxílio de estacionamento por ultrassons (PDC): Estrutura e funcionamento

As seguintes descrições de sistema e avisos de diagnóstico são apresentados, usando como exemplo um automóvel Golf V Plus. A designação comercial do auxílio de estacionamento exclusivamente acústico é Park Distance Control (PDC). Devido ao fato de, no para-choque traseiro, estarem instalados quatro sensores de ultrassons, fala-se também de um sistema de 4 canais. 

Funcionamento do auxílio de estacionamento

O auxílio de estacionamento é ativado assim que engatar a marcha à ré. Os sensores de ultrassons montados no para-choque emitem um conjunto de impulsos de ultrassons. Os sinais refletidos por um obstáculo (eco) são recebidos e amplificados pelos sensores de ultrassons e depois enviados na forma de informação digital para o módulo de comando.

 

A distância em relação ao obstáculo é calculada no módulo de comando por um algoritmo que analisa o tempo que os ultrassons necessitam para percorrer a distância entre o obstáculo e o veículo. No modo de recepção, o sensor de ultrassons também recebe os sinais de sensores de ultrassons vizinhos. Assim, o módulo de comando pode analisar e avaliar sinais provenientes de vários sensores, a fim de calcular a distância mínima. A advertência de distância acústica é ativada a partir de uma distância de 160 cm. A frequência do sinal sonoro aumenta em intensidade com a aproximação ao obstáculo. Assim que a distância em relação ao obstáculo for inferior a 20 cm, é emitido um sinal sonoro contínuo.

 

O auxílio de estacionamento é desligado assim que desengatar a marcha à ré ou atingir uma velocidade superior a 15 km/h.

Park Distance Control — Componentes do sistema: Vista geral

O auxílio de estacionamento na traseira do veículo é composto pelo seguintes componentes:

Módulo de comando

O módulo de comando PDC controla os vários sensores de ultrassons e o transmissor do sinal sonoro. O módulo de comando calcula a distância em relação ao obstáculo através da interpretação dos sinais digitais recebidos.

Sensores de ultrassons

Cada sensor possui seu próprio sistema eletrônico e está diretamente conectado ao módulo de comando através de um cabo de dados. Todos os sensores partilham a mesma fonte de alimentação.

Composição do sensor de ultrassons:

  • Elemento de desacoplamento
  • Membrana
  • Ligação elétrica
  • Carcaça do sensor

Transmissor do sinal acústico

O transmissor do sinal é comandado pelo módulo de comando e produz uma frequência sonora através de um componente piezocerâmica e um ressonador (aprox. 1 kHz).

Dados técnicos

Tensão de alimentação 9 -16 Volts Frequência de ultrassons 50 kHz – 60 kHz Ângulo de detecção: vertical / horizontal 60° +/- 10° graus  Alcance 250 cm Faixa de temperatura -40 até 85 °C

Avisos de manuseio e funcionamento!

Nos veículos equipados de fábrica com acoplamento de reboque, o sistema PDC é automaticamente desativado após acoplar um reboque. Em alguns casos pode acontecer que objetos mais pequenos, ramos, barras ou postes não possam ser detectados pelo sistema, causando danos no veículo sem intervenção humana.

Aviso de segurança!

Eventuais danos ou acidentes causados durante manobras ou estacionamento são da exclusiva responsabilidade do motorista! O auxílio de estacionamento é um sistema de assistência ao motorista e não substitui a atenção necessária do mesmo. Devido aos limites físicos, a medição por ultrassons pode não detectar objetos na íntegra, por exemplo, devido à má reflexão dos ultrassons. Por esse motivo, a detecção e avaliação dos obstáculos são sempre da responsabilidade do motorista.

Auxílio de estacionamento com defeito: Consequências

A falha do auxílio de estacionamento pode ter as consequências seguintes:

  • Luz de advertência brilha (dependendo do sistema)
  • Registro de erro no módulo de comando  

Causas de falha do auxílio de estacionamento: Causas da falha

As seguintes causas podem ser responsáveis pela falha do auxílio de estacionamento:

  • Alimentação da tensão com defeito
  • Danificação exterior do para-choque ou sensores
  • Sensor de ultrassons com defeito
  • Transmissor de sinal sonoro com defeito
  • Módulo de comando com defeito

Controlar o Park Distance Control (PDC): Detecção de erros

Os sensores de ultrassons ou funcionamento do sistema são monitorados pelo respectivo módulo de comando supraordenado. Os erros ocorridos são memorizados na memória de falhas do módulo de comando e podem ser consultados com um equipamento de diagnóstico adequado. Em alguns modelos de veículos, um erro no sistema pode ser complementarmente acompanhado por um aviso de advertência no display do painel de instrumentos. 

 

Porém, antes de iniciar o diagnóstico do módulo de comando, recomenda-se que, em uma primeira fase da detecção de erros, seja realizado um controle visual nos vários componentes do sistema.

Diagnóstico dos módulos de comando

No âmbito de um diagnóstico do módulo de comando, é possível recorrer a diversas funções e informações do veículo.

Código de falha

Com essa função é possível consultar os códigos de falha registrados na memória de falhas. Para a posterior detecção de erros são apresentados, na descrição dos códigos de falhas, avisos gerais sobre as possíveis consequências e causas.

Consultar os parâmetros

Com essa função é possível consultar e apresentar graficamente os valores de medição atuais provenientes do módulo de comando como, por exemplo, a pressão do servofreio ou a posição do pedal do freio.

Codificação

Com essa função você pode regular o volume do alerta sonoro do auxílio de estacionamento.

Esquemas de conexões

A partir das informações do veículo, é possível consultar os esquemas de conexões específicos do sistema para proceder à detecção de erros. Aqui podem ser consultadas a configuração dos pinos na ficha do módulo de comando ou as cores dos cabos e podem ser utilizadas para verificações e controles complementares. 

Aviso!

A profundidade de verificação e a diversidade de funções podem variar consoante o fabricante do veículo e dependem da configuração do sistema do módulo de comando.

Park Distance Control — Manutenção e reparo: Avisos

Aviso de montagem

Durante a montagem do sensor de ultrassons é necessário prestar atenção ao assento correto do elemento de desacoplamento. O sistema pode funcionar mal, se a montagem for mal executada.

Limpeza

Os sensores de ultrassons nos para-choque têm que ser mantidos limpos e sem gelo, a fim de assegurar o funcionamento correto do sistema PDC. Para evitar danos, deve-se evitar a limpeza dos sensores com uma lavadora de alta pressão.

Pintura do sensor de auxílio de estacionamento

Na maioria dos casos, as superfícies visíveis dos sensores de ultrassons são pintados na cor do veículo. Para evitar falhas de funcionamento, o fabricante automotivo define parâmetros específicos para a pintura do veículo. Assim, por exemplo, segundo as especificações da Volkswagen, a espessura da pintura não pode ser superior a 125 µm na face frontal e lateral da membrana. Neste contexto devem ser respeitadas as informações atuais e específicas do respectivo fabricante automotivo!

Aviso de reparo
  • Os trabalhos de reparo nos sistemas elétricos do veículo somente devem ser realizados por técnicos especializados e devidamente qualificados.
  • Trabalhos de reparo mal executados podem provocar falhas no sistema e ferimentos consideráveis.
  • Ter atenção aos avisos de segurança e de montagem, dos respectivos fabricantes de sistemas e automotivos, durante todos os trabalhos de reparo nos sistemas elétricos.

MONTAGEM E DESMONTAGEM DO AUXÍLIO DE ESTACIONAMENTO: VÍDEO

Substituição do auxílio de estacionamento

Este vídeo fornece avisos de reparo importantes para a substituição do auxílio de estacionamento.

Até que ponto este artigo é útil para si?

Não ajuda em nada

Muito útil

Diga-nos do que não gostou.
Obrigado! Mas antes de sair!

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Mostrar informações adicionais em nosso boletim informativo Ocultar informações adicionais em nosso boletim informativo

Inscreva-se para receber nosso boletim informativo gratuito do HELLA TECH WORLD e mantenha-se atualizado com os vídeos técnicos mais recentes, conselhos sobre reparos de automóveis, treinamentos, campanhas de marketing e dicas de diagnóstico.

Juntos, podemos colocar os carros de volta na estrada rapidamente!

Importante:
ocê só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Proteção de dados | Cancelar inscrição

Importante:
Você só será inscrito na newsletter após clicar no link de confirmação no e-mail de notificação que receberá em breve!

Data protection | Cancelar inscrição

Quase lá!

Tudo o que você precisa fazer é confirmar sua inscrição!
Enviamos um e-mail para your email address.

Verifique sua caixa de entrada e clique no link de confirmação para começar a receber atualizações do HELLA TECH WORLD

E-mail errado ou nenhuma confirmação recebida?
Clique aqui para entrar novamente.