PREPARADO PARA A MOBILIDADE ELÉTRICA

A mobilidade elétrica está cada vez mais presente e agora também no IAM. Na qualidade de parceiro do comércio grossista e de aliado da oficina independente, multiplicamos esforços para impulsionar a transformação.

HELLA: Fabricante OE inovador e parceiro dos fabricantes de automóveis

Os veículos híbridos e elétricos já são imagem comum nas nossas estradas — e terão uma importância ainda mais preponderante no futuro. Na qualidade de fabricante OE inovador e parceiro dos fabricantes de automóveis somos amplamente responsáveis por esse desenvolvimento. Assim, damos um forte e decisivo contributo para a crescente neutralidade climática das soluções de propulsão. A investigação e desenvolvimento de novas inovações é realizada no segmento do equipamento original e transita posteriormente para a produção em série. Simultaneamente, habilitamos os nossos parceiros no mercado independente de peças com produtos que lhes permitam acompanhar a presente transformação.

A mobilidade elétrica coloca novos desafios ao mercado independente de peças

A mobilidade elétrica já não pode ser travada. Até 2035, o stock global e relevante para Aftermarket de veículos elétricos será de 200 milhões (Deloitte, IHS Markit World View, 2021). Os grossistas e as oficinas independentes não têm, portanto, outra alternativa senão abraçar a mobilidade elétrica — e enfrentam grandes desafios com a transformação da mobilidade. Assim, por exemplo, os veículos com motores elétricos necessitam de diferentes componentes, serviços e manutenções. Na qualidade de parceiro do comércio grossista e de aliado da oficina independente, e com base na nossa vasta experiência e competência OE, somos também um fornecedor de soluções completas para o Aftermarket, no que se refere à mobilidade elétrica.

O seu parceiro global em todos os aspetos da mobilidade elétrica

Transferimos peças e know-how OE para o mercado independente de peças e apoiamos amplamente as oficinas e o comércio grossista na transformação da mobilidade. E tudo isto a partir de uma única fonte: Desde peças sobressalentes certas e soluções de diagnóstico e de calibração inteligentes, até informações de formação, de produto e de montagem eficientes e eficazes. Assim, não só estamos numa posição destacada, como apoiamos sobretudo os nossos parceiros no Aftermarket a superar com as crescentes exigências. A HELLA simplifica o negócio do comércio grossista e torna o trabalho diário das oficinas mais rápido, mais rentável e preparado para o futuro.

Mobilidade do futuro: soluções HELLA para veículos elétricos

A mobilidade elétrica é cada vez mais importante: na qualidade de especialista em eletrónica, com um vasto know-how OE na indústria automóvel, a HELLA transfere o seu know-how em mobilidade elétrica para o mercado independente de peças e apoia, assim, os seus parceiros na transformação e adaptação aos novos mercados. Para isso, a HELLA disponibiliza uma vasta gama de componentes e de sistemas para veículos 100% elétricos. Um desses componentes é a bomba de água que é um componente-chave para uma gestão térmica perfeita. Saiba mais sobre o seu funcionamento e importância.

Os componentes mais importantes

Na HELLA, as oficinas e o comércio grossista encontram uma vasta gama de componentes e de sistemas para veículos totalmente elétricos ("Battery Electric Vehicles" BEV), estruturados nos seguintes quatro grupos principais:

 

  • Propulsão elétrica: Transforma a energia elétrica em energia mecânica, isto é, propulsão.
  • Gestão da energia: Controla, mede e otimiza a performance do sistema de energia.
  • Gestão térmica: Mantém a temperatura do motor elétrico, da eletrónica de potência e de outros componentes numa gama de temperatura otimizada
  • Equipamento de carregamento: Permite a conexão do veículo a uma fonte de alimentação elétrica externa, para carregar a bateria

 

O comércio grossista e as oficinas independentes encontram na HELLA as soluções necessárias, antes de o problema ocorrer. Atualmente, a gama de produtos HELLA do segmento da mobilidade elétrica é composta por mais de 1500 produtos. Tendência crescente.

 

Além do vasto e abrangente portfólio de produtos do segmento eletrónico, a HELLA dispõe ainda de uma ampla gama de produtos, para uma grande panóplia de aplicações, em torno da mobilidade elétrica que coloca à disposição do comércio grossista e das oficinas independentes. Estes produtos incluem, entre outros, iluminação para veículos específicos, produtos universais, sistemas de travagem, diagnóstico e muito mais. Tendência crescente.

Qualificação em alta voltagem: Especialista em mobilidade elétrica com a HELLA Academy

Sem as respetivas qualificações dos colaboradores, as oficinas não estão autorizadas a realizar quaisquer trabalhos em veículos híbridos e elétricos. Em países selecionados, a HELLA Academy cria os requisitos necessários para oficinas independentes com um programa de formação abrangente: Em cursos de formação práticos e webinars, os colaboradores das oficinas podem obter as qualificações necessárias para realizarem trabalhos seguros e corretos em veículos com sistemas e componentes de alta voltagem.

 

Pessoas instruídas por um técnico especializado: Estas pessoas estão autorizadas a realizar trabalhos gerais no veículo que não estejam diretamente relacionados com o sistema de alta tensão. Estes incluem, entre outros, trabalhos na carroçaria, mudanças de óleo e rodas, trabalhos no sistema de travagem nas imediações de motores de cubo de roda, trabalhos junto dos cabos de alta tensão na direção, no motor de combustão, eixos, etc., bem como trabalhos na rede de bordo convencional.

 

Qualificação técnica para trabalhos em sistemas de alta tensão isolados: Com esta qualificação, os técnicos especializados podem trabalhar de forma independente e segura em sistemas de alta tensão isolados. Inclui, por exemplo, o trabalho em sistemas e componentes de alta tensão, bem como atividades nas respetivas áreas de perigo.

 

Qualificação técnica para trabalhos em sistemas sob alta tensão: Atividades em que existe o risco de os colaboradores entrarem em contacto com componentes de alta voltagem, através de partes do corpo ou ferramentas, são consideradas trabalhos em sistemas de alta voltagem, se não for possível garantir o isolamento elétrico e persistirem perigos por corrente elétrica. Uma qualificação neste nível habilita os técnicos qualificados a trabalhar de forma independente e segura em sistemas de alta voltagem. Este nível de qualificação dirige-se em particular a colaboradores de oficinas que já dispõem de locais de trabalho profissionais de AT.

Mobilidade elétrica na oficina: Também uma questão de equipamento

As formações profissionais em alta voltagem, para os colaboradores de oficinas automóveis, são um requisito básico para trabalhos em veículos elétricos e híbridos. Além disso, não é possível realizar a manutenção e reparação de veículos elétricos, sem o equipamento de oficina adequado. Os peritos estimam que os custos de investimento em Euros para a instalação de um posto de trabalho desta natureza, ronda os cinco dígitos.