Sistemas de assistência à condução (ADAS) — A transformação na indústria automóvel

Os sistemas de assistência à condução (ADAS) são assistentes eletrónicos com o intuito de tornar a condução mais segura e mais confortável. As oficinas automóveis têm a importante tarefa de assegurar a manutenção e recalibração, após uma substituição.

Know-how OE para o Aftermarket — A HELLA participa ativamente no desenvolvimento das megatendências como a condução autónoma. Na qualidade de fabricante de equipamento original, somos pioneiros na transformação da mobilidade. Assim, prestamos um contributo decisivo para a crescente autonomia das funções dos veículos, que podem proporcionar maior segurança e maior conforto no tráfego rodoviário. Na qualidade de parceiro do comércio grossista e de aliado da oficina independente, transferimos o nosso know-how OE e transformamos os nossos parceiros no Aftermarket em especialistas na manutenção de sistemas de assistência à condução.

Como funcionam os sistemas de assistência à condução

Os sistemas de assistência utilizam, por exemplo, sensores de ultrassons e de radar, bem como sistemas de câmaras para monitorizar o ambiente ao redor do veículo e comparam esses valores com outros dados do veículo como, por exemplo, velocidades ou acelerações. Consoante o tipo de função, estes informam ou advertem, intervêm temporariamente ou exercem uma função de automatização contínua.

Para mais segurança na estrada — Soluções ADAS da HELLA

Sendo especialista em eletrónica com competências OE e de diagnóstico, a HELLA coloca à disposição do mercado independente de peças um vasto portefólio de produtos — também para a importante área dos modernos sistemas de assistência à condução, ou seja, ADAS. Porque a segurança de todos os utentes da estrada é essencial. O portefólio da HELLA inclui três tecnologias que são essenciais para ADAS: o sensor de radar traseiro de 24 GHz, a assistência ao estacionamento com sensores de ultrassons e o sensor de chuva/luz. Todos os três sistemas oferecem um contributo decisivo para mais segurança na estrada.
Graças à competência eletrónica da HELLA e ao know-how de diagnóstico da HELLA Gutmann, tem acesso privilegiado e direto a soluções ADAS combinadas. Todas as informações relevantes podem ser consultadas no vídeo.

Os cinco níveis da condução autónoma

Level 0 - No Driver Assistance

Level 0 - No Driver Assistance

O condutor é totalmente responsável e assume constantemente todos os aspetos da tarefa de condução. Nenhum sistema necessário.

Level 1 - Assisted Mode

Level 1 - Assisted Mode

O nível 1, "condução assistida", já é uma realidade em muitos carros hoje em dia. Os sistemas de assistência como o cruise control adaptativo ou o assistente de faixa de rodagem assistem tarefas de condução específicas.

Level 2 - Partially Automated

Level 2 - Partially Automated

No segundo nível, a condução semiautomatizada, os automóveis podem executar temporariamente certas tarefas de condução, sem a intervenção do condutor. O condutor tem de estar continuamente atento ao trânsito

Level 3 - Highly Automated

Level 3 - Highly Automated

No terceiro nível, os veículos altamente automatizados podem executar e superar determinadas tarefas de condução de forma autónoma e sem intervenção humana, mas apenas durante um período de tempo limitado. O condutor pode negligenciar temporariamente a condução e o trânsito.

Level 4 - Fully Automated

Level 4 - Fully Automated

No quarto nível, a condução totalmente automatizada, o condutor pode abdicar completamente do controlo do veículo e tornar-se, assim, num passageiro. Contudo, ele terá de permanecer sentado no banco do condutor.

Level 5 - Autonomous Driving

Level 5 - Autonomous Driving

No quinto nível, é atingida a fase final da condução autónoma. Neste nível o veículo é completamente controlado pelo sistema. Já não existem condutores, apenas passageiros.

Os sistemas de assistência à condução são apenas possíveis graças a sensores de alto desempenho

Sem sensores de alto desempenho nada disto seria possível. Estes são os sensores mais importantes:  

  • Sensor Lidar ("Light Detection and Ranging"): O sensor Lidar mede as distâncias em relação a obstáculos e as suas alterações. Este pode estar instalado na frente e na traseira de um veículo.  
  • Sensor de radar ("Radio Detection and Ranging"): Monitoriza a ambiente em redor do veículo, medindo as distâncias em relação a obstáculos e respetivas velocidades relativas.  
  • Sensor de ultrassons: Monitoriza a área próxima do veículo e mede a distância em relação a eventuais obstáculos.  
  • Sensor de câmara e sensor de vídeo: Estes são sensores baseados em imagem que fornecem informações óticas importantes sobre o ambiente em redor do veículo. Detetam, por exemplo, distâncias e obstáculos.

Importância crescente para o Aftermarket

Cada vez mais veículos estão equipados com mais sistemas de assistência à condução (Inglês: "Advanced Driver Assistance System" ADAS). Desde há muito, os sistemas de assistência deixaram de ser presença exclusiva nas marcas Premium e de alta gama. Hoje em dia, até mesmo os pequenos citadinos podem estar equipados com inúmeros sistemas de assistência à condução. E na Europa, a partir de 2022, muitos sistemas de assistência serão até mesmo obrigatórios para novos veículos. Estes incluem, entre outros, o assistente de velocidade inteligente, o assistente de travagem, o assistente de faixa de rodagem e um sistema de aviso que deteta a sonolência e diminuição da atenção do condutor. A partir de 2024, todos os veículos novos terão de ser equipados com sistemas adicionais. Os sistemas já chegaram há muito tempo ao Aftermarket: As oficinas independentes são cada vez mais confrontadas com estes sistemas. Estes também requerem serviços de manutenção, ajustagem e, por vezes, de recalibração. E o desenvolvimento está longe do fim: Os especialistas estimam que a produção de sistemas de radar irá aumentar de 18 milhões de unidades em 2020 para 138 milhões de unidades em 2040 (Fonte: Strategy Analytics, 2021). — Muito trabalho para as oficinas de automóveis!

Vasto portfólio de produtos da HELLA

Sensores modernos e software de alto desempenho: Os sistemas de assistência à condução abrem o caminho para a condução autónoma. Hoje em dia, os produtos da HELLA já permitem a terceira fase dos cinco níveis da condução autónoma. Como um dos principais fabricantes OE no segmento dos sistemas de assistência à condução, dispomos de um portfólio de produtos particularmente vasto: De sensores de chuva/luz de alto desempenho, sensores de controlo da pressão dos pneus, sensores de rotação das rodas e sensores de radar. Também estamos muito bem posicionados no que respeita à condução automatizada. Os produtos HELLA já cobrem cerca de 60% das aplicações de sistemas de assistência à condução. Tendência crescente.

Vasto portfólio de produtos da HELLA

O que necessitam as oficinas automóveis para os trabalhos nos sistemas de assistência

Por um lado, as oficinas independentes necessitam do know-how especializado para poderem trabalhar profissionalmente nos sistemas de assistência à condução. Um exemplo, é a calibração dos sensores de acordo com as especificações do fabricante. Por outro lado, as oficinas necessitam de equipamento adequado para os trabalhos de diagnóstico e de calibração.

HELLA: O seu parceiro para o trabalho com sistemas de assistência

A tendência crescente do aumento de sistemas de assistência à condução está de mãos dadas com o aumento da complexidade dos trabalhos. A HELLA habilita o comércio grossista e as oficinas independentes a superaram os desafios desta transformação e prepara-os para a condução autónoma do futuro. E tudo isto a partir de um único fornecedor: Desde peças sobressalentes certas, passando por inteligentes ferramentas de diagnóstico e de calibração até à formação eficaz e informações de produto e de montagem eficientes:

 

  • Com um programa de formação abrangente, a HELLA Academy oferece as condições necessárias para os trabalhos profissionais com sistemas de assistência.
  • Para o trabalho com sistemas de assistência à condução e para a calibração de sensores e câmaras, a HELLA Gutmann disponibiliza equipamento de diagnóstico, bem como o software apropriado e o equipamento de calibração ótico necessário.
  • Isto permite uma calibração profissional e segura ao nível de fabricante, para todos os sistemas de assistência modernos.
  • A nossa plataforma HELLA TECH WORLD, completamente gratuita e de livre acesso, também oferece às oficinas automóveis um valioso apoio no que diz respeito aos sistemas de assistência à condução: Aqui, os profissionais do setor automóvel encontram informações técnicas detalhadas e especializadas, apoio prático com problemas específicos, bem como informações completas sobre produtos no formato de vídeos explicativos, informação técnica e instruções de montagem.